02/08/2021 às 17h12min - Atualizada em 02/08/2021 às 17h12min

Muito calor e tempo firme nos primeiros dias de agosto

Rondônia terá temperatura próxima a 40°C nos próximos dias

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

No primeiro decêndio do mês de agosto não há previsão de frio intenso com potencial para geadas como ocorreu no mês passado, pelo contrário, a previsão é de aumento do calor com máximas próximas dos 40°C sobre boa parte do Amazonas, Rondônia e Acre a partir desta quinta-feira (05). Logo no início da próxima semana, as temperaturas também vão se aproximar, e até mesmo ficar na casa dos 40°C também em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Goiás.
 
Aumento no número de queimadas e impacto na produção rural 

 
A questão é, que a vegetação e o ar já estão muito secos pela longa estiagem e pelas geadas que atingiram o centro e sul do Brasil. O aumento do calor e a diminuição da umidade do ar vão favorecer, e muito, o aumento nos índices de queimadas em todo o país, que já estão muito elevados se comparados a anos anteriores. 
 
Além disso, o tempo seco afeta muito os produtores rurais, pois impacta diretamente nas plantações, e as consequências disso sempre chegam à população de uma forma ou de outra. A necessidade de irrigação nas lavouras, aumentará em um momento em que o nível dos reservatórios de água estão muito baixos. E mesmo quem tem água, faz as contas para saber se vale a pena a irrigação com o preço da energia elétrica tão elevado.
 
Chuva se concentra na costa entre o Sudeste e Nordeste 
 
A chuva mais intensa fica concentrada apenas ao longo da costa, desde o Sudeste até o Nordeste do país, e sobre o norte da Região Norte nesta semana, com acumulados mais elevados desde o Espírito Santo até Roraima, passando pelo leste do Nordeste. Na próxima semana, a chuva retorna à Região Sul, sendo mais intensa sobre o centro e leste do Rio Grande do Sul.
 
O tempo vai permanecer seco na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Atualmente, a umidade do solo está elevada e adequada para o desenvolvimento agrícola apenas na Região Sul, mas a tendência é de diminuição da umidade com a ausência de chuva nos próximos sete dias. Fonte: Climatempo.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »