A pandemia do
novo coronavírus impactou de forma drástica a economia e empreender tem sido o lema para muitas pessoas. De acordo com a análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com o apoio do Sebrae, o Brasil vai registrar em 2020 o melhor índice de empreendedorismo em 20 anos. O número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, chegando a 10,9 milhões de registros.
O Sebrae estima que aproximadamente 25% da população adulta encerrarão o ano envolvidos na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade.
Nesse sentido, as microfranquias despontaram em 2020, com diversas opções a custos acessíveis para quem perdeu o emprego ou guardou dinheiro para investir. De acordo com Cláudio Tieghi, da Kick Off Consultores, elas não demandam administração complexa, necessitam de um número reduzido ou não precisam de funcionários, podem se enquadrar em classificações fiscais que favorecem os pequenos negócios, como Simples e Super Simples, costumam encontrar linhas de crédito com taxas atrativas e ainda contam com suporte da franqueadora. O investimento inicial necessário para esse tipo de franquia é baixo, podendo variar, de acordo com o modelo de negócio, até R$ 90 mil.
As vantagens de se ter uma microfranquia são muitas, ainda mais num momento de crise. Trata-se de uma grande oportunidade para quem vai empreender, principalmente, se está vindo do mercado formal de contratação. É praticamente uma mudança que mexe na estrutura da relação, não mais como funcionário, mas como um pequeno empresário trabalhando numa rede de negócios – destaca Tieghi.
Para Erlon Labatut, fundador da consultoria Franqueador.com e membro da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o candidato a uma franquia precisa estar atento a alguns fatores antes de empreender, como, por exemplo, ter conhecimento da operação e estar disposto a tocar, de fato, o dia a dia do negócio. “Para quem quer empreender no franchising, alguns cuidados são fundamentais, como entender qual é o seu papel como franqueado. Algumas pessoas pensam que, comprando uma franquia, não vão precisar vender e se envolver no dia a dia do negócio e isso não é verdade, principalmente no caso das franquias de valores de investimento mais baixo. A autoanálise, buscando identificar como seria o seu desempenho atuando no segmento escolhido, é o começo de tudo”.
– Outro ponto fundamental é analisar a franquia na qual se pretende investir tempo, dedicação e capital. A lei de franquia estabelece que todo franqueador deve fornecer a COF (Circular de Oferta de Franquia) para o interessado antes de que seja assumido qualquer compromisso. Na COF existem informações valiosas para o candidato, como o contato dos franqueados atuais e os que deixaram a rede nos últimos 24 meses. Conversar com essas pessoas pode dar uma visão profunda de como é a rotina do franqueado da marca – explica Labatut.
Existem diversas opções de microfranquias, para todos os interesses e condições. Conheça alguns exemplos com investimento inicial a partir de R$ 4,5 mil.
Paper Pão É uma franquia de publicidade em saco de pão, criada em 2016. O franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários, que são do tamanho aproximado a de um cartão de visitas. Cada saquinho pode conter até 32 anunciantes. Os anúncios são veiculados por tiragem (a partir de 10 mil exemplares cada). A empresa conta com 15 franquias espalhadas pelo país.
O investimento inicial é de R$ 4.500, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 8.000 a R$ 15 mil, e lucro de até 45%.
Raio-X: Investimento inicial: R$ 4.500
Royalties: isento nos quatro primeiros meses e R$ 200 a partir do quinto
Taxa de publicidade: isento
Faturamento médio mensal: de R$ 8.000 a R$ 15 mil.
Lucro médio mensal: 30% a 45%
Prazo de retorno: de 6 a 18 meses.
Site:
www.paperpao.com.br Dank Idiomas É uma rede de escolas de inglês. Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018. O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores. Em meio à pandemia do
novo coronavírus, a rede dobrou de tamanho e a procura de alunos aumentou em 30%. São 14 unidades espalhadas por São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Uruguai e Canadá.
O investimento inicial é de R$ 7.500, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 5.800 a R$ 22,8 mil, e lucro entre R$ 4.500 a R$ 13,7 mil.
Raio-X Investimento inicial: R$ 7.500
Royalties: Isento nos três primeiros meses (a partir do quarto mês, mensal de meio salário mínimo até 35 alunos e 1 salário mínimo acima de 35)
Taxa de publicidade: isento
Faturamento médio mensal: de R$ 5,8 mil a R$ 22,8 mil
Lucro médio mensal: de R$ 4.500 a R$ 13.680
Prazo de retorno: de 6 a 18 meses.
Site:
https://www.dankidiomas.com.br/franquia-barata Ginástica do Cérebro É uma rede de cursos de estimulação cognitiva por meio de atividades como o soroban (instrumento lógico-matemático de origem oriental), jogos e desafios que estimulam a memória e o raciocínio lógico, entre outras capacidades. Com a paralisação das aulas presenciais, a rede migrou para o ensino a distância e lançou o modelo de franquia home office, com aulas online.
O franqueado atua como instrutor dessas atividades. A empresa conta com 20 unidades em 10 estados e teve um crescimento no número de alunos de cerca de 40%, a maior parte formada por idosos.
O investimento inicial no modelo home office é de R$ 20 mil, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 5.000 a R$ 10 mil, e lucro de 25% a 40%.
Raio-X Investimento inicial (home office): R$ 20 mil
Royalties: 8% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: de R$ 5.000 a R$ 10 mil.
Lucro médio mensal: de 25% a 40%
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses.
Site:
https://ginasticadocerebro.com.br/ Cuidare Brasil É uma das maiores redes de cuidadores de idosos e pessoas com necessidades especiais do país. Tem mais de 80 unidades franqueadas em 20 estados e no Distrito Federal e em Portugal. O franqueado fica responsável pela seleção,
treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado. Com a pandemia do
novo coronavírus e as regras de isolamento social, a procura pelos
serviços da rede aumentou em 30%.
O investimento inicial fica entre R$ 25 mil a R$ 35 mil (dependendo do tamanho da cidade), com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 54 mil a R$ 180 mil, e lucro entre 16% e 23%.
Raio-X Investimento inicial: de R$ 25 mil a R$ 40 mil (dependendo do tamanho da cidade)
Royalties: De 1 a 1,5 salário mínimo por mês, a partir do 4º mês do treinamento
Taxa de publicidade: isento
Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil.
Lucro médio mensal: entre 16% e 23%
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses.
Site:
https://cuidarebr.com.br/seja-um-franqueado/ Guia-se É a maior franquia de marketing digital do Brasil, com mais de 140 unidades franqueadas.
No franchising desde 2010, conquistou sete vezes consecutivas o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O franqueado é responsável por prestar consultoria de marketing digital, que engloba criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais, entre outros serviços.
Durante a pandemia, a rede cresceu com contratos para novas operações e iniciou sua internacionalização, em Portugal.
O investimento inicial no modelo home office é de R$ 28,9 mil, com estimativa de faturamento médio mensal a partir de R$ 10 mil, e lucro de 50%.
Raio-X Investimento inicial: R$ 28,9 mil
Royalties: 10% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 3% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
Lucro médio mensal: 50%.
Prazo de retorno: de 6 a 24 meses.
Site:
https://www.franquiaguiase.com.br/ Taki App É um aplicativo de compras focado em varejo que atende a supermercados, farmácias, restaurantes, hortifrutis, açougues, água e gás, petshops, entre outros. Durante a pandemia do
novo coronavírus, a procura pelo seu modelo de franquia disparou, saltando de 15 franquias em 2019 para 100 em 2020 em 20 estados brasileiros. Por meio da tecnologia, oferece a possibilidade de ampliar a receita de lojistas parceiros, comodidade e praticidade ao consumidor, além de segurança.
Segundo o diretor de expansão da marca, Adriano Pagliotto, a expectativa para 2021 é dobrar o resultado alcançado neste ano.
O investimento inicial é de R$ 35 mil, com estimativa de faturamento médio mensal a partir de R$ 15 mil, e lucro de 60%.
Raio-X Investimento inicial: R$ 35 mil
Royalties: Não cobra
Taxa de publicidade: Variável
Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 20 mil.
Lucro médio mensal: de R$ 9 mil a R$ 10 mil
Prazo de retorno: 12 meses.
Site:
https://takiapp.com.br/ Fonte: Revista Painel Político.