08/08/2021 às 15h26min - Atualizada em 08/08/2021 às 15h26min

Incêndio de grandes proporções atinge reserva Margarida Alves em Rondônia

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um incêndio de grandes proporções destruiu parte da Reserva Ambiental Margarida Alves, em Nova União (RO). A área, que fica a 370 quilômetros de distância de Porto Velho, é alvo frequente de queimadas e desmatamento.

O fogo começou na tarde do sábado (7) e atingiu parte da floresta e pastagens. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), uma equipe se deslocou até o local para conter as chamas e ainda não há estimativa da área total afetada.

Ainda segundo o CBM, a suspeita é que o fogo foi ateado intencionalmente para limpar um local que é ponto de desmatamento frequente.

Equipes de telefonia móvel e internet também estiveram presentes no local, porque os cabos de internet foram queimados e alguns municípios ficaram sem conexão.

Moradores gravaram vídeos do fogo e a grande quantidade de fumaça gerada. Em uma das imagens, um macaco anda por cima dos fios de eletricidade, tentando fugir da área queimada.

É o quarto ano consecutivo que há episódios de incêndios na Reserva. Em 2018, o fogo durou pelo menos dez dias e destruiu aproximadamente 2 mil hectares. No ano seguinte, um novo incêndio se alastrou e só foi totalmente controlado após um período de 20 dias, quando uma chuva caiu no local.

Em 2020, o episódio voltou a se repetir e em dezembro do mesmo ano, a Polícia Federal (PF) começou a investigar os casos através da Operação Illusio. A polícia apurou que um grupo de aproximadamente 200 pessoas, invadiu a Reserva e repartiu as terras entre si.

Em março de 2021, a PF prendeu o chefe do grupo criminoso que desmatou 1,6 milhão de hectares, além de provocar incêndios de grandes proporções.


Incêndio de grandes proporções atinge Reserva Margarida Alves em Nova União, RO — Foto: Reprodução

Incêndio de grandes proporções atinge Reserva Margarida Alves em Nova União, RO — Foto: Reprodução


Fonte G1

 

 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »