24/09/2021 às 21h11min - Atualizada em 24/09/2021 às 21h11min

IFRO participa em Brasília da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está participando da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em estande próprio, com apresentação de mais de 10 projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica tem como tema "Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro" e conta com a primeira exposição da Educação Profissional e Tecnológica, de 23 a 25 de setembro de 2021, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento marca os 112 anos do ensino profissional no país.

Do IFRO, uma comitiva de servidores e estudantes divulga as principais ações do Instituto para os demais integrantes da Rede Federal. “Esse evento conta com a presença virtual de 14 institutos e o IFRO é um deles. Com diversos projetos, de professores, técnicos e alunos, em todas as áreas, desde a área de tecnologia, até área ambiental”, explica o Reitor Uberlando Tiburtino Leite.

Segundo o gestor, os participantes estão ao mesmo tempo divulgando e aprendendo com os demais integrantes da Rede Federal para que o IFRO possa sempre ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão, visando se fortalecer cada vez mais.

 

IFRO

No estande do Instituto Federal de Rondônia é possível conferir 13 projetos que envolvem as diversas áreas de atuação no ensino, na pesquisa e na extensão. A comitiva do Instituto é composta de 20 pessoas, entre servidores e alunos. A exposição acontece por meio de apresentação de banners, vídeos e um site foi criado especialmente para o evento, reunindo informações detalhadas sobre cada projeto apresentado: https://bit.ly/IFRO-smEPT.

O Professor do Campus Ji-Paraná Clayton Ferraz Andrade, que representa o Projeto “Tecnologia e Mobilidade em Educação: Informatização Escolar”, conta que a ação está servindo para “mostrar o que o IFRO está fazendo pela comunidade da nossa região. No caso da parceria com as secretarias municipais de educação, o projeto envolve mais de 55 mil alunos da rede pública municipal”. A expectativa, ele complementa, é de “aprender com outros projetos correlacionados e fazer uma rede de contatos com outros projetos da rede EPT”.

Para Sergio Francisco Loss, que representa o projeto Cidades Inteligentes – Ariquemes/RO, essa participação é importante “para a divulgação dos projetos institucionais que podem servir de referência para outras instituições e também para o nosso aprendizado com relação às experiências que estamos tendo”.

O docente acrescenta ainda que estar em Brasília garante “termos no evento uma vitrine tecnológica na qual possamos apresentar alguns dos principais projetos que estamos desenvolvendo”. Além de “promover uma forma de interação entre o IFRO e outras instituições da Rede Federal para conhecimento de projetos e apresentação dos nossos”, diz Loss.

Os demais projetos apresentados são: Programa de Educação Emocional; Centros de Inovação Tecnológica (CIT); Projeto Empoderamento da Mulher; Produção de Face Shields para enfrentamento à Covid-19; Aplicativo +Leite; Centro de Computação de Alto Desempenho de Rondônia: Desenvolvimento de fármacos por meio de Inteligência Artificial; Sistema de Monitoramento da Turbidez em Tanque de Piscicultura de Baixo Custo; Guardiões da Amazônia: Aplicativo para Monitoramento de Queimadas; Sites das Associações Indígenas dos povos Gavião e Arara: divulgando produção da Castanha, Artesanato, História e Cultura; Silvicultura 4.0: Soluções em Viveiros; e Manejo não Madeireiro 4.0: Soluções na Geração de Produtos.

 
Evento

Na abertura da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica foi anunciada a entrega de um pacote de ações voltadas ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica, no âmbito do Programa Novos Caminhos.

Na área de exposição, mais de 100 propostas, entre projetos, pesquisas e tecnologias, são apresentadas durante os três dias de evento pelas instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Sistemas Nacionais de Aprendizagem.

Fonte e fotos: ASCOM/IFRO

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »