27/10/2021 às 08h41min - Atualizada em 27/10/2021 às 08h41min

Terror nas alturas: forte turbulência atinge voo

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Passageiros da companhia aérea Azul que ia das cidades de Campinas à Presidente Prudente foram surpreendidos após a aeronave enfrentar uma forte turbulência na madrugada do domingo (24). Devido às condições de tempo instável, o avião teve sua rota alterada e precisou fazer um pouso no aeroporto de São José do Rio Preto após um temporal impedir a chegada em Presidente Prudente.

O que provocou a turbulência?

Segundo nossa meteorologista Dóris Palma, as fortes correntes de ventos se formaram associadas a uma junção de fatores: "a passagem de uma frente fria pela costa da Região Sul e Sudeste do Brasil, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai e o fluxo contínuo de calor e umidade vindos da Região Amazônica, que auxiliaram na formação de uma linha de instabilidade entre os estados do PR e MS e avançaram sentido o estado interior do estado de SP."

Linhas de instabilidade em geral são grandes aglomerados de nuvens de tempestade com grandes desenvolvimento vertical - as chamadas cumulonimbus - e carregam em sua bagagem fortes correntes de vento ascendente e subsidente além de uma grande quantidade de descargas elétricas, e associadas muitas vezes a ventos intensos em superfície.

Durante a noite de sábado (23) e a madrugada do domingo (24), fortes rajadas de vento de até 90km/h foram identificadas em superfície alguns pontos, inclusive próximos à localidade de rota do voo que saia de Campinas com destino à Presidente Prudente.

Tendência

Condições de tempo severo como esta vão se tornar cada vez mais frequentes ao longo dos próximos dias. Até o fim desta semana, novos temporais devem provocar chuva forte em áreas do interior paulista, especialmente no norte e oeste do estado e não se descarta a possibilidade de eventos como este acontecerem. or isso, a grande importância do monitoramento das condições de tempo severo na aviação. A plataforma SMAC auxilia na tomada de decisão de curto e curtíssimo prazo por meio de monitoramento e envio de alertas 24 horas por dia para condições de queda de raios, chuva forte ou vendaval para seu local ou área de atuação. Fonte: Terra

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »