O corpo de um homem de 50 anos caiu diretamente dentro de uma cova depois que as alças do caixão onde ele era carregado quebraram (veja mais no vídeo acima). O caso aconteceu nesta segunda-feira (22) no cemitério de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio.
Familiares e amigos ficaram transtornados com a situação. Vídeos registraram o momento em que pessoas tentavam retirar o caixão de dentro da cova para remover o corpo do homem, identificado como Osmar Leal.
De acordo com a família, ele morreu após ter sofrido um infarto fulminante. Numa das gravações, é possível ouvir a filha de Osmar gritando: "Gente, o meu pai está ali dentro. Meu pai está jogado no chão".
Também é possível ouvir um outro filho de Osmar pedindo que as pessoas o soltassem, dando a entender que alguém tentava contê-lo. "Calma, não. É o meu pai. Me solta", diz ele.
Uma outra mulher afirma: "Vocês tiram esse caixão daí, organizam, fecham, abrem o buraco e enterra. Se quiser eu ensino como faz".
Em um dos vídeos dá para ouvir a voz de uma mulher dizendo que o buraco cavado para a cova era menor do que o caixão.
Em outra imagem, o corpo de Osmar aparece enrolado em um saco plástico e, em determinado momento, é possível ver o rosto dele. O desfocou este momento para não expor o corpo e a família.
Osmar Leal, de 50 anos, era conhecido em São Pedro da Aldeia como 'Dengo'; caixão o carregava quebrou e ele caiu direto na cova — Foto: Arquivo pessoal
As imagens foram publicadas nas redes sociais e já tinham mais de 200 compartilhamentos e diversos comentários até a publicação desta reportagem.
Entre os comentários, estão os de pessoas prestando condolências à família. Um perfil comentou que já passou pela mesma situação naquele cemitério.
"Meu pai foi enterrado no mesmo cemitério, aconteceu a mesma coisa. Ainda tive que ajudar a cavar a cova junto ao meu irmão. Infelizmente não me espanto com tamanha falta de compaixão e de profissionalismo", diz o comentário.
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (Podemos), publicou uma mensagem em uma rede social falando sobre o ocorrido.
"Foi com profunda tristeza e desapontamento que recebi a notícia do ocorrido hoje no Cemitério Municipal. Me solidarizo com a família enlutada e registro aqui o compromisso de investigar o ocorrido e de tomar as medidas cabíveis", publicou o prefeito.
A Secretaria de Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia informou que, assim que tomou conhecimento dos fatos, abriu uma sindicância para apurar as responsabilidades pelo ocorrido.
A Prefeitura disse, ainda, que presta solidariedade aos familiares enlutados e informa que o projeto de um novo cemitério para melhor atender às demandas da população já está em andamento. Fonte: G1