08/12/2021 às 21h52min - Atualizada em 08/12/2021 às 21h52min

Escritor Rondoniense é homenageado pela Câmara Brasileira de Cultura no Rio de Janeiro

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O professor, poeta, escritor rondoniense, rotariano do Rotary Club de Porto Velho Madeira - Mamoré e doutor em geografia, Marquelino Santana, morador do distrito de Extrema, Município de Porto Velho, será homenageado neste sábado (11) pela Câmara Brasileira de Cultura no Clube Militar do Rio de Janeiro com a honraria a ser outorgada pelo egrégio conselho por sábia e unânime decisão, quando na oportunidade será agraciado com a “CRUZ DO MÉRITO CÍVICO E CIDADANIA”.

A Honraria a ser outorgada no grau honorífico Acadêmico de Comendador, recebendo-o como membro remido da Academia de Ciências e Artes da Câmara Brasileira de Cultura é motivada pela mais recente publicação do autor do livro: OS SERINGUEIROS BRASIVIANOS DO RIO MAMU, numa pesquisa que durou por mais de 15 anos na fronteira Brasil – Bolívia.

A pesquisa foi realizada no rio Mamu, coração da floresta pandina boliviana, onde residiam mais de 80 famílias de seringueiros brasileiros. Com o advento do Governo Evo Morales, a partir de 2006, as famílias foram sendo expulsas de seus seringais e sendo acolhidas em Extrema pelo Professor Marquelino Santana.

Na época, o professor Marquelino era coordenador do Projeto Ética e Cidadania, desenvolvido pela Escola Estadual Jayme Peixoto de Alencar, localizada no distrito de Extrema, cerca de 360 km da capital Porto Velho no Estado de Rondônia.

O projeto, financiado pelo MEC / UNESCO, se destacou por lutar de maneira pacífica, buscando uma solução pela paz fronteiriça e envolvendo importantes parcerias com as áreas diplomáticas dos dois países e principalmente com a Organização Internacional para Migrações (OIM), um organismo da Organização das Nações Unidas (ONU), entidade de quem recebeu relevante honraria pelo apoio prestado as atividades de paz e pelo assentamento dos seringueiros brasileiros em território nacional brasileiro.

O escritor rondoniense Marquelino Santana, será recebido pelo Presidente da Academia Brasileira de Cultura, Jornalista Prof. Gualter Carrara Junior, que após o encerramento das outorgas fará o lançamento do livro: OS SERINGUEIROS BRASIVIANOS DO RIO MAMU, já está disponível nos formatos impresso e ebook em diversas lojas do país. O evento terá uma noite de autógrafos com os comendadores  e escritores  Marquelino Santana com a obra: Os Seringueiros  Brasivianos  do Rio Mamu, RONDON UMA VIDA DEDICADA AO BRASIL, do  Lourismar Barroso e o Boto da Amazônia, da Izabel Cristina da Silva, que está  na coordenação  do lançamento pela  Câmara Brasileira de Cultura  e Academia  de Ciência e Artes.

A solenidade de outorgas acontecerá em evento solene procedido de jantar a ser realizado no dia 11 de dezembro de 2021, no Salão nobre do Clube Militar, sito à Avenida Rio Branco 251, 18º andar, Rio de Janeiro - RJ, com a recepção aos convidados aprazada para as 19:00h. O evento contará com as presenças de outras personalidades de várias regiões do País.


Fonte: Izabel Cristina.

 
 
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »