20/02/2022 às 11h09min - Atualizada em 20/02/2022 às 11h09min
Programa Jovem Aprendiz: O que você precisa saber para conquistar uma vaga
Gazeta Rondônia
O programa Jovem Aprendiz tem legislação específica, ou seja, não é qualquer empresa, nem qualquer cargo, nem qualquer instituição que pode ofertar Vagas de Aprendizagem. Da mesma forma, para ser aprendiz é necessário ter entre 14 e 24 anos incompletos.
Para caracterizar “Vaga de Jovem Aprendiz”, é necessário que seja ofertado ao Jovem, uma vaga de aprendizagem juntamente com um curso profissionalizante.
Quem pode ofertar os cursos profissionalizantes para o Programa Jovem Aprendiz?
- Institutos Federais e Escolas Técnicas
- Sistema S (Senac, Senai, Sebrae, Sesi, Sesc, Senar, Senat, Sescoop, Sest)
- Organizações não governamentais, desde que devidamente cadastradas no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.
Exigências para o cursos voltados ao Programa Jovem Aprendiz:
- Devem ser, obrigatoriamente relacionados a área da Vaga
- Precisam estar devidamente registrados no Ministério da Economia
- Ter a Carga Horária Mínima de 400 horas
É preciso realizar curso preparatório para o Jovem Aprendiz?
Não. Muitas empresas aplicam golpes informando a necessidade de curso preparatório para determinadas vagas, o que não procede. Eles usam esse argumento para vender cursos. E cursos caros, inclusive.
Para o Programa Jovem Aprendiz não é necessário ter nenhuma experiência e nenhum conhecimento prévio sobre a área da vaga. O Objetivo principal do programa é a aprendizagem
E o que as empresas ganham contratando aprendizes?
Ao contratar um aprendiz, a empresa tem redução de custos, como o FGTS, por exemplo, cuja a alíquota cai de 8% para 2%, rescisão de contrato sem multas e sem cumprimento de aviso prévio, entre outros.