20/03/2022 às 09h55min - Atualizada em 20/03/2022 às 09h55min

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Marcia Tesser
Seja para o primeiro emprego ou para alguém experiente que está buscando um reposicionamento no mercado de trabalho, saber como se portar na entrevista é fator essencial para o sucesso.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar:
 

Pesquise sobre a empresa que está ofertando a vaga

Conhecer a empresa, sua missão, visão e valores te dará uma boa ideia de quais serviços precisa cumprir e as normas que deverá se submeter e vai te auxiliar na entrevista, pois as respostas estarão alinhadas às políticas da empresa. Outro detalhe é que a empresa busca colaboradores que integrem o time, por isso, você precisa demonstrar que deseja fazer parte daquela organização. Assim, não terá dificuldades de responder a pergunta: Por que você quer trabalhar aqui?
 

Pesquise sobre si mesmo

Conhecer-se é um grande diferencial no momento da entrevista. É fundamental que o candidato consiga detalhar suas experiências profissionais, incluindo os motivos de desligamento de empresas anteriores e o foco em objetivos futuros. Quando o candidato se conhece, perguntas como: Quais são suas qualidades? Quais são seus defeitos? Por que saiu do seu último emprego? O que a sua experiência pode agregar à empresa? Onde você se vê daqui a cinco anos?, serão respondidas com facilidade.

Caso você tenha insegurança de falar sobre si mesmo, vale a pena treinar. Grave-se e veja como pode se expressar melhor e com maior fluidez, corrigindo suas falhas e vícios de linguagem.
 

O corpo fala

O entrevistador está de olho no modo como você se comporta, o jeito como você senta, seu tom de voz, a posição dos seus braços, seu modo de vestir, etc. Tudo isso é comunicação não-verbal, e você precisa ter consciência disso para demonstrar confiança aos seus futuros empregadores.  Procure sempre olhar nos olhos do entrevistador. Ao sentar, não deixe o corpo relaxado demais, nem tenso demais. Mantenha um semblante tranquilo e confiante, procure uma posição confortável para as mãoes de forma a evitar gestos repetitivos e evite cruzar os braços. Grave-se e identifique o que precisa ser corrigido.
 

Evite falar demais

Na entrevista, é importante responder as perguntas de forma clara, objetiva, limitando-se a responder o que foi perguntado. Falar demais na entrevista atrapalha. Comentários políticos, gírias, expressões chulas, piadas, excesso de intimidade, mentiras e ter qualquer tipo de preconceito são fatais em uma entrevista. Por isso, ensair respostas para perguntas diversas é muito importante. 

Acompanhe nossas redes sociais para receber dicas diárias
Instagram
Twitter
Linkedin
 
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp