26/03/2022 às 15h35min - Atualizada em 26/03/2022 às 15h35min

Em caso raro, vaca dá à luz três bezerros de forma natural em fazenda

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Uma vaca teve trigêmeos em uma fazenda em Colíder (MT), a 648 km de Cuiabá (MT), há duas semanas. O produtor rural Isaias da Rocha Silva, dono do animal, disse que se surpreendeu com o nascimento dos três bezerros. A gestação de "Malhada" foi de forma natural e a mamãe não rejeitou nenhum dos filhotes.

O caso é considerado raro. A chance de uma gravidez de trigêmeos ocorrer é de 1 para cada 100.000 animais.

A vaca é da raça tabapuã, também conhecida por ser dócil. Ela pariu duas fêmeas e um macho, segundo o dono da propriedade.

"Quando eu vi, eu corri e chamei o meu filho para mostrar. Ele ficou surpreso na hora em que viu. É algo de ficar admirado, eu tenho 54 anos e nunca vi", disse o produtor.

De acordo com Isaias, normalmente a vaca rejeita os filhotes em caso de mais de uma cria. No entanto, 'Malhada' não rejeitou e trata todos de forma igual.

O filho dele, Helder Rocha Silva, disse que já aconteceu de nascerem dois bezerros em uma cria, mas três nunca, até então, foi a primeira vez", destacou.

Helder destaca que a vaca tem 6 anos e pariu pela segunda vez.

Caso raro foi registrado em fazenda do município de Colíder — Foto: Reprodução

Caso raro foi registrado em fazenda do município de Colíder — Foto: Reprodução

O médico veterinário Jefferson Cristian Machado afirmou que todo o processo foi natural e que aparentemente os bezerros estão com boa saúde. Segundo ele, mesmo assim, os filhotes terão um acompanhamento da saúde.

Os bezerros nasceram prematuros.

Eles estão saudáveis, mamando bem e se alimentando corretamente. "Mesmo assim, teremos que ter um cuidado todo especial, vieram três filhotes de uma vez", completou.

Segundo o veterinário, o primeiro ciclo de reprodução da vaca foi em 2020. Houve a tentativa de inseminação artificial, mas não foi bem sucedida e todo o processo, inclusive o parto, foi de forma natural. Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »