22/04/2022 às 16h02min - Atualizada em 22/04/2022 às 16h02min

Rondoniense é mordido por tubarão em Fernando de Noronha

Gazeta Rondônia

Um turista de Rondônia, 34 anos, foi mordido por um tubarão, na Praia da Cacimba do Padre, nesta quinta-feira (21), em Fernando de Noronha. Segundo testemunhas, o rapaz pegava onda sem prancha, o chamado "jacaré", quando afirmou que sentiu uma fisgada no pé.

A vítima foi o fonoaudiólogo Luís Eduardo Barbosa. Ele foi levado por condutores de visitantes que estavam no local para o Hospital São Lucas para atendimento.

"Paciente masculino, 34 anos, deu entrada no Hospital São Lucas, por volta das 15h de hoje, com ferimento em pé esquerdo, referindo incidente com tubarão. O paciente foi atendido pela equipe de plantão, estava consciente e orientado, foi realizado [exame de] raio-x, medicação e sutura no local do ferimento. Em seguida recebeu alta", diz o texto da unidade de saúde.

O engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões, foi chamado pela Administração da Ilha para avaliar o ferimento.

O pesquisador falou com o turista e analisou o corte no pé do rapaz. “É um caso clássico de trombada com um tubarão-limão. Era um animal pequeno, provavelmente com pouco mais de um metro de comprimento pela configuração da mordida”, avaliou Veras.

Segundo o estudioso, o animal não mordeu o turista de forma intencional. “Depois da mordida o tubarão regurgitou e fugiu rapidamente. Não tem perda de tecido na pele do rapaz”, falou o engenheiro de pesca.

 

Incidente

Para Léo Veras esse não é o caso de ataque e sim de incidente, principalmente porque não houve perda de tecido do local atingido.

“O animal não finalizou a mordida, é diferente quando tubarão quer arrancar o pedaço, vê o ser humano como presa. Neste caso foi um encontro acidental e o corte no turista foi pequeno. Esse rapaz vai ficar apenas com uma espécie de tatuagem natural”, disse Léo Veras (veja vídeo acima).

A direção do Hospital São Lucas informou que só após o atendimento do turista ser finalizado pode repassar detalhes da ocorrência.

 

Ataque no Sueste

 

No final de janeiro uma menina de 8 anos foi atacada por um tubarão na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha.

A turista também foi atendida no Hospital São Lucas e transferida para o Hospital Português, no Recife. Segundo a unidade hospitalar que atendeu a vítima na capital pernambucana, a menina teve a perna amputada no ataque. Fonte: G1


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp