22/04/2022 às 16h02min - Atualizada em 22/04/2022 às 16h02min

Rondoniense é mordido por tubarão em Fernando de Noronha

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um turista de Rondônia, 34 anos, foi mordido por um tubarão, na Praia da Cacimba do Padre, nesta quinta-feira (21), em Fernando de Noronha. Segundo testemunhas, o rapaz pegava onda sem prancha, o chamado "jacaré", quando afirmou que sentiu uma fisgada no pé.

A vítima foi o fonoaudiólogo Luís Eduardo Barbosa. Ele foi levado por condutores de visitantes que estavam no local para o Hospital São Lucas para atendimento.

"Paciente masculino, 34 anos, deu entrada no Hospital São Lucas, por volta das 15h de hoje, com ferimento em pé esquerdo, referindo incidente com tubarão. O paciente foi atendido pela equipe de plantão, estava consciente e orientado, foi realizado [exame de] raio-x, medicação e sutura no local do ferimento. Em seguida recebeu alta", diz o texto da unidade de saúde.

O engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões, foi chamado pela Administração da Ilha para avaliar o ferimento.

O pesquisador falou com o turista e analisou o corte no pé do rapaz. “É um caso clássico de trombada com um tubarão-limão. Era um animal pequeno, provavelmente com pouco mais de um metro de comprimento pela configuração da mordida”, avaliou Veras.

Segundo o estudioso, o animal não mordeu o turista de forma intencional. “Depois da mordida o tubarão regurgitou e fugiu rapidamente. Não tem perda de tecido na pele do rapaz”, falou o engenheiro de pesca.

 

Incidente

Para Léo Veras esse não é o caso de ataque e sim de incidente, principalmente porque não houve perda de tecido do local atingido.

“O animal não finalizou a mordida, é diferente quando tubarão quer arrancar o pedaço, vê o ser humano como presa. Neste caso foi um encontro acidental e o corte no turista foi pequeno. Esse rapaz vai ficar apenas com uma espécie de tatuagem natural”, disse Léo Veras (veja vídeo acima).

A direção do Hospital São Lucas informou que só após o atendimento do turista ser finalizado pode repassar detalhes da ocorrência.

 

Ataque no Sueste

 

No final de janeiro uma menina de 8 anos foi atacada por um tubarão na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha.

A turista também foi atendida no Hospital São Lucas e transferida para o Hospital Português, no Recife. Segundo a unidade hospitalar que atendeu a vítima na capital pernambucana, a menina teve a perna amputada no ataque. Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »