07/02/2021 às 10h58min - Atualizada em 07/02/2021 às 10h58min

Detentos de presídio plantam 80 mil pés de abacaxis

Projeto é executado através de parcerias

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um projeto realizado pelo Centro de Ressocialização Cone Sul, em Vilhena, com amparo da Gerência de Reinserção Social da SEJUS, em parceria com o Campus do IFRO de Colorado do Oeste e da Prefeitura Municipal de Vilhena, através das secretarias de Obras e Agricultura, possibilitou  o plantio de 80 mil pés de abacaxis na horta da unidade.
 
Além do cultivo de hortaliças que tem  proporcionado uma melhor qualidade na alimentação  dos presos e de entidades públicas e privadas do município, agora a unidade expandiu para o cultivo de abacaxis, que começou de forma singela, com o plantio de 8 mil mudas doadas pela Embrapa, para 80 mil pés, que terão  a produção destinada prioritariamente para entidades carentes.
 
A direção do presídio pretende, ainda, comercializar os frutos que não  forem doados e reverter a verba para a manutenção da própria unidade prisional.
 
Segundo o diretor do presídio Dirceu Martini, ao Folha do Sul On Line,  atualmente estão envolvidos diretamente no projeto da horta e da produção de abacaxis, 20 reeducandos, que, a cada três dias trabalhados, diminuem um dia de pena. Dirceu relatou ainda que, o início  do projeto da horta e da produção de abacaxis, gerou um reflexo positivo na disciplina interna do presídio, não  registrando mais tentativas de fuga nem encontrando objetos ilícitos  nas revistas rotineiras da  unidade,  uma vez que o critério  de escolha para o trabalho na produção é  o bom comportamento.
 
Além  dos parceiros  acima citados,  também contribuem para o projeto, o Judiciário local por meio da Vara de Execuções Penais, o Conselho da Comunidade, a EMBRAPA, os empresários e a sociedade civil em geral .
 
“Temos muitos parceiros que não medem esforços  para que os cultivos deem certo, mas destaco o apoio incondicional dos Policiais Penais lotados na unidade”, concluiu Dirceu ao Folha do Sul On Line

Fonte: Folha do Sul On Line

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »