07/02/2021 às 10h58min - Atualizada em 07/02/2021 às 10h58min

Detentos de presídio plantam 80 mil pés de abacaxis

Projeto é executado através de parcerias

Gazeta Rondônia
Um projeto realizado pelo Centro de Ressocialização Cone Sul, em Vilhena, com amparo da Gerência de Reinserção Social da SEJUS, em parceria com o Campus do IFRO de Colorado do Oeste e da Prefeitura Municipal de Vilhena, através das secretarias de Obras e Agricultura, possibilitou  o plantio de 80 mil pés de abacaxis na horta da unidade.
 
Além do cultivo de hortaliças que tem  proporcionado uma melhor qualidade na alimentação  dos presos e de entidades públicas e privadas do município, agora a unidade expandiu para o cultivo de abacaxis, que começou de forma singela, com o plantio de 8 mil mudas doadas pela Embrapa, para 80 mil pés, que terão  a produção destinada prioritariamente para entidades carentes.
 
A direção do presídio pretende, ainda, comercializar os frutos que não  forem doados e reverter a verba para a manutenção da própria unidade prisional.
 
Segundo o diretor do presídio Dirceu Martini, ao Folha do Sul On Line,  atualmente estão envolvidos diretamente no projeto da horta e da produção de abacaxis, 20 reeducandos, que, a cada três dias trabalhados, diminuem um dia de pena. Dirceu relatou ainda que, o início  do projeto da horta e da produção de abacaxis, gerou um reflexo positivo na disciplina interna do presídio, não  registrando mais tentativas de fuga nem encontrando objetos ilícitos  nas revistas rotineiras da  unidade,  uma vez que o critério  de escolha para o trabalho na produção é  o bom comportamento.
 
Além  dos parceiros  acima citados,  também contribuem para o projeto, o Judiciário local por meio da Vara de Execuções Penais, o Conselho da Comunidade, a EMBRAPA, os empresários e a sociedade civil em geral .
 
“Temos muitos parceiros que não medem esforços  para que os cultivos deem certo, mas destaco o apoio incondicional dos Policiais Penais lotados na unidade”, concluiu Dirceu ao Folha do Sul On Line

Fonte: Folha do Sul On Line

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você é a favor da volta às aulas presenciais no estado de Rondônia em agosto

21.1%
74.9%
4.0%