O deputado estadual Jair Montes (Avante) em um vídeo divulgado em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (30) durante uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o presidente do Sindicado dos Vigilantes de Rondônia, Valdemar Cosme de Carvalho e o vice-presidente, Marenor Gomes de Sousa filho, o vereador Paulo Tico, vigilantes e equipe técnica da Seduc, cobrou do Governo do Estado um posicionamento e responsabilidade em relação a vigilância patrimonial nas escolas da rede estadual.
O deputado mostrou apreensão e preocupação ao ser informado pela equipe técnica da Seduc que sinalizou um possível retorno apenas do monitoramento eletrônico.
“Atualmente há um sistema de vigilância conjunto nas escolas; que ocorre com monitoramento eletrônico e também vigilância patrimonial, mas que após essa prorrogação de seis meses que termina em dezembro apenas seria mantido o monitoramento. Algo inaceitável já que houve estudos que mostram que a depredação, roubo e violência nas escolas aumentou sem a presença do vigilante. E ainda é uma situação desesperadora para esses trabalhadores que agora trabalham na incerteza. Não posso aceitar isso!” Comentou o parlamentar.
O vice-presidente do sindicato comentou a situação e também mostrou preocupação.
“O sindicato está preocupado com a situação porque já aconteceu em 2018 na gestão passada em que mais de 2 mil vigilantes perderam o emprego.” Afirmou Marenor Gomes de Sousa.
Assessoria