14/07/2022 às 16h31min - Atualizada em 14/07/2022 às 16h31min

IFRO finalizou o "Programa Famílias Fortes" com excelentes resultados em Cerejeiras

Gazeta Rondônia

participantes do Programa Famílias Fortes realizado pelo IFRO em Cerejeiras - Foto: Gazeta Rondônia.

Diversos estudos têm demonstrado que a melhoria na qualidade das relações familiares, a partir do treinamento de habilidades parentais e socioemocionais, favorece o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes prevenindo comportamentos de risco tais como o consumo de álcool e drogas, o abandono escolar, o envolvimento com violência, a iniciação sexual precoce e a gravidez na adolescência.
 
Neste contexto, foi desenvolvido o Programa Famílias Fortes, uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção, construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.
 
Na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reuniram em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os pais foram ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.
 
Já os filhos aprenderam habilidades para interação pessoal e social, como, ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
 
Na segunda hora, pais e filhos se reuniram numa mesma sala onde colocaram em pratica as habilidades que aprenderam independentemente, trabalharam na comunicação e resolução de conflitos e se envolveramm em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Em Cerejeiras, por meio do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MDH em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO (Campus Colorado do Oeste), o “Programa Famílias Fortes” teve início no dia 21 de maio, na sede da Associação de Meninos e Meninas dos Trabalhadores de Cerejeiras – AMMTC, localizado na Avenida Castelo Branco nº. 1321, bairro Floresta, onde foram realizados os encontros nas tardes de sete (7) sábados e finalizado com a participação de quinze (15) famílias inscritas, que ao término do evento receberam certificados e uma cesta básica de alimentos ofertados pelo IFRO.

O evento foi articulado pela Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade do IFRO Campus Colorado do Oeste, Marcia Cristina Tesser, que foi organizadora e contou com a participação dos acadêmicos de Ciências Biológicas Paula Maria Bianor de Arruda, Natalia do Valle Dias Carlos, Luana Maiara de Assis Santos, Regiane Taborda Ferreira Silva e Judson de Assis Santos, que desempenharam a função de monitores.

Para a dona de casa, Viviane Rodrigues Gomes, moradora do bairro Floresta, que participou do evento na companhia dos filhos João Neto Rodrigues, Luiz Miguel Rodrigues e do neto Carlos Eduardo Rodrigues Souza, a experiencia foi marcante.
 

“Gostei muito de ter participado desse lindo projeto, compartilhamos experiências familiares com outros pais, rimos, choramos, nos emocionamos bastante, pena que foram apenas 7 encontros, mas valeu a pena, meus filhos e netos também adoraram e já estão colocando em prática os ensinamentos compartilhados, gratidão a todos do projeto”. Disse Viviane.

 

A articuladora do “Programa Famílias Fortes” Marcia Cristina Tesser disse que o resultado foi satisfatório.

 

“O resultado foi muito positivo com a participação ativa dessas 15 famílias, onde nós mais aprendemos com as trocas de expêriencias do que ensinamos, foi muito gratificante a execução do “Programa Famílias Fortes” em Cerejeiras”. Finalizou Marcia Tesser.


Fonte: Gazeta Rondônia.


Notícias Relacionadas »
Comentários »