08/08/2022 às 18h37min - Atualizada em 08/08/2022 às 18h37min

Rondônia dá início a campanhas para vacinar crianças e adolescentes contra pólio e outras doenças

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Começam em Rondônia nesta segunda-feira (8) duas campanhas de vacinação: uma contra a poliomielite com foco em crianças menores de 5 anos e outra para atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 anos contra diversas doenças.

A iniciativa do Ministério da Saúde acontece em todo o país para tentar contornar as baixas taxas de vacinação e será realizada até o dia 9 de setembro.

Segundo a prefeitura, a aplicação das doses ocorrerá a partir desta segunda-feira (8), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. O Dia D da campanha será no dia 20 de agosto.

Para ter acesso as doses, os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes devem levá-los às UBS junto com as cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde consigam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.

 

Em Ariquemes

 

A Prefeitura de Ariquemes (RO) informou que deve começar as campanhas na terça-feira (9) e seguirá até o dia 09 de setembro.

Os atendimentos ocorrerão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30, e das 14h às 16h30. Já nas sextas-feiras das 8h às 11h.

O Dia D acontecerá no dia 20 de agosto, onde todas as UBS estarão abertas das 8h às 16h.

 

Em Vilhena

 

Em Vilhena a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade durante a manhã e tarde. Confira horários:

 

  • UBS Carlos Mazala: das 13h às 17h
  • USB Lírio Hoesel: 08h às 17h
  • USB Vitalina Gentil dos Santos: das 8h às 17h
  • UBS Industrial: 8h às 13h
  • UBS Afonso Mansur de França: das 13h às 17h
  • UBS Leonardo Alves de Souza: 8h às 17h
  • UBS Setor 12: funcionando das 8h às 13h

 

Poliomielite: crianças menores de 5 anos

 

A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço.

Esse reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos 4 anos de idade. São essas vacinas que são aplicadas via oral. A meta do Ministério é alcançar 95% desse público.

A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

Segundo os últimos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde consultados, a cobertura contra a poliomielite no Brasil não chegou ainda aos 50% do público-alvo neste ano.

No site do Ministério da Saúde, é possível consultar o calendário de vacinação de 2022 bem como a idade de aplicação recomendada para todas as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI).

A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O Ministério orienta a quem perdeu o documento procurar o posto de saúde onde as vacinas foram aplicadas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.

 

Multivacinação de crianças e adolescentes

 

No caso da campanha de multivacinação, o Ministério da Saúde espera atualizar o esquema previsto pelo PNI para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas que estarão disponíveis nos postos de vacinação são contra a hepatite, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, difteria, meningite, entre outras.

O Ministério da Saúde explica que, para crianças com mais de três anos de idade, esses imunizantes poderão ser administrados de maneira simultânea com a vacina contra a Covid-19 ou durante qualquer intervalo de aplicação.

A pasta ressalta que todos os imunizantes são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »