11/08/2022 às 09h42min - Atualizada em 11/08/2022 às 09h42min

JI-PARANÁ: Núcleo de Arte e Cultura do IFRO realiza palestra sobre “Arte Urbana: o Grafite como Expressão”

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), a partir do Projeto “Habitar a Escola com Arte”, realizou, no dia 3 de agosto, a palestra “Arte Urbana: o Grafite como Expressão”. A atividade ocorreu no auditório da unidade e foi direcionada aos estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados de Química e Informática do Campus de Ji-Paraná e aberta a toda comunidade interna e externa.

A palestra foi proferida pela artista Dâmaris Felzke, que pinta nas ruas desde 2013. Seu trabalho pode ser encontrado em mais de oito estados brasileiros e em alguns países da América Latina. Está relacionado às questões sociais e neste contexto a artista desenvolveu uma personagem chamada “Janete”, que tem traços de cartum e uma expressão que indaga as pessoas que a “encontram” nas ruas. Segundo a artista, essa foi a forma que ela encontrou de chamar a atenção para reflexões e opiniões das mulheres.  Dâmaris disse que “a ação [palestra] é importante para que a Arte de Rua seja cada vez mais difundida em cidades que não têm acesso a este tipo de arte”.

De acordo com Professora de Artes Visuais Marcela Lima, muitos dos discentes já conheciam o trabalho de Dâmaris, presente nas ruas da cidade, mas não sabiam quem era a D.M. Tinta [nome com o qual a artista assina suas obras]. “A palestra proporcionou ampliar os conhecimentos sobre o conteúdo ‘Pintura Muralista e Grafite’ já trabalhado em minhas aulas. O que mais me chamou a atenção foi que o assunto levou para o auditório discentes de outros anos. O auditório ficou lotado e depois da palestra a artista teve um grande carinho com os estudantes, desenhando em seus cadernos a personagem ‘Janete’ e outros registros”, comentou a docente.

Conforme a bolsista Tainá Bento Pachêco, da turma 1° ano A do curso Técnico Integrado em Química, a palestrante contou um pouco sobre a história do grafite, expressão artística marginalizada até os dias de hoje, e apresentou alguns trabalhos autorais e de outros grafiteiros espalhados pelo mundo, além disso, esclareceu algumas dúvidas sobre como é fazer e trabalhar com o grafite. “A palestra foi muito proveitosa e possibilitou uma compreensão e conhecimento maior sobre essa forma de fazer arte”, ressaltou.

 Para João Victor Silva, da turma do 1º ano B do curso Técnico Integrado de Química, “A palestra me deu alguns ensinamentos, como valorizar a arte de rua, em especial o grafite. Mostrou como é importante ter artes como essa em todos os lugares. E de quanto um grafite pode mudar o visual de qualquer lugar, transformar um lugar cinza, sem cor e sem vida. Ou seja, como o grafite pode mudar completamente o visual”.

Sobre o NAC

O NAC (Núcleo de Arte e Cultura) do Campus de Ji-Paraná está sendo implantado a partir do projeto aprovado pelo Edital nº 6/2022/REIT – PROEX/IFRO, de 04 de abril de 2022, intitulado: “Implantação do Núcleo de Arte e Cutura do Campus Ji-Paraná: Habitar a Escola com Arte”. O projeto tem como objetivo a revitalização da sala de Artes Visuais como “Laboratório de Artes Visuais” que será também um espaço expositivo (mini galeria) para a exposição dos trabalhos produzidos pelos discentes e dos participantes do Projeto “Ateliê de Desenho e Pintura” que se iniciará em breve. “Retornar este espaço como um lugar apropriado para as aulas de Artes Visuais é importante como campo de investigação, pesquisa e criação artística, além de proporcionar o convívio entre os discentes. Entre outras ações, o projeto prevê a criação de pinturas muralistas em alguns espaços abertos da Instituição”, reforçou Marcela Lima.

Arte do Grafite

A arte do grafite é uma linguagem que se apresenta em espaços públicos. Porém, atualmente, também habita outros espaços e lugares, inclusive em galerias de arte e museus. No Brasil, seu aparecimento se deu na década de 1970 em São Paulo e, algum tempo depois, essas marcas/registros evoluíram suas técnicas, desenhos e estéticas como, por exemplo, os trabalhos dos grafiteiros “Os Gêmeos”. “A palestra contribuiu para os murais que serão iniciados no Campus em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna”, adiantou a Professora Marcela Lima.



Fonte: ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »