A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta terça-feira (06) quase 2 toneladas de cocaína que era transportada nas rodovias federais em três regiões do País.
Na região norte, a soma de todo o entorpecente apreendido chegou a 514 kg. Em apenas uma das ocorrências, na BR 316, em Castanhal, os policiais encontraram 438 kg de cloridrato de cocaína que estavam escondidos em uma caminhonete abandonada em uma região de mata, depois que o motorista não obedeceu a uma ordem de parada dada pela PRF.
Já em Rondônia, foram duas apreensões. Em Ji-Paraná, no interior do estado, os policiais fiscalizavam veículos que eram transportados por um caminhão “cegonha” que passava pela BR 364. Durante a busca feita nos veículos, a equipe da PRF encontrou 45 kg de cocaína escondidos em um dos carros. O motorista do caminhão foi preso e o entorpecente encaminhado à polícia judiciária. Na capital, Porto Velho, cerca de 27 kg da substância ilícita estavam no porta-malas de um carro que era transportado por um guincho, na BR 364. Os policiais fiscalizavam as condições de segurança do caminhão quando encontraram a droga no interior do carro.
Na região Centro-Oeste, foram duas apreensões em Mato Grosso. Na maior delas, a equipe da PRF contou com o apoio de um cão farejador para encontrar 458 kg de cocaína, divididos em 105 kg de cloridrato e 353 kg de pasta base. A droga estava escondida em uma carga de materiais recicláveis transportada por um caminhão, na BR 364, em Alto Garças. No mesmo município, a PRF flagrou outro motorista com 24 kg de cocaína sendo transportados na cabine de um caminhão. A droga foi apreendida e encaminhada à polícia judiciária.
Já no Mato Grosso do Sul, três abordagens totalizaram cerca de 451 kg de cocaína. Em Ivinhema, a droga encontrada pela PRF estava em um carro que trafegava pela BR 376. No automóvel, foram encontrados 39 kg de cloridrato de cocaína. Já em um ônibus que ia de Corumbá à capital, Campo Grande, os policiais encontraram cocaína com um casal. Foram apreendidos 12 kg de cocaína, divididos em pasta base e cloridrato. Na terceira apreensão, em Caarapó, foram apreendidos aproximadamente 400 kg da droga sendo transportada em um veículo de carga.
Na região sul, a apreensão de cocaína ocorreu no Paraná. Policiais abordaram um caminhão que transportava pneus usados, na BR 277, em Balsa Nova. Com a ajuda de um cão farejador, os policiais encontraram 237 kg de cloridrato e 216 kg de pasta base escondidos na parte superior do compartimento de carga. No total, foram apreendidos 453 kg de cocaína.
Na somatória, as apreensões desta terça-feira nas três regiões causaram prejuízo de mais de R$ 300.000.000 milhões ao crime organizado. Fonte: PRF