21/09/2022 às 20h20min - Atualizada em 21/09/2022 às 20h20min

Rondônia sediará o fórum nacional de ciência, tecnologia e inovação com a presença das 27 fundações de amparo à pesquisa do brasil.

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Rondônia será a sede do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) 2022, que começa nesta quinta (22) e segue até sexta-feira (23). O evento é inédito em Rondônia e reunirá autoridades da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, cientistas, pesquisadores, além das autoridades civis como o Governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, o ministro do MCTI, Dr. Paulo Alvim, o presidente do Confap, Dr. Odir Dellagostin, além dos presidentes da FAPERO, FINEP, CNPQ, CAPES, secretários de estado, reitores das instituições de ensino superior em Rondônia, instituições que atuam em ciência, pesquisa, tecnologia e inovação na Amazônia (Fiocruz, Embrapa, etc...) .
 

O evento será realizado no Hotel Golden Plaza em Porto Velho, a partir das 08 horas e se estenderá até sexta-feira.. Serão dois dias de debates, trocas de experiências, conhecimento e muita informação do universo da Ciência, Inovação, Tecnologia no Brasil e, em especial, com foco na Amazônia.
 
A FAPERO (Fundação de Amparo à Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia) completou 11 anos em 2022 e sediar um evento deste porte e importância é o resultado do fortalecimento da instituição. 
 
 

Descrição do evento nacional: 

O Fórum reunirá presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de CT&I, representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e de entidades e agências federais de fomento à CT&I. 

Esta edição do Fórum é uma realização do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e dos presidentes da Finep, CNPQ e Capes, em parceria com a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (SEDEC/RO). O evento tem o apoio institucional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).   

O objetivo central do Fórum é tratar os assuntos de interesse geral das Faps como agenda regular, das parcerias com as agências nacionais, além de debater acerca de projetos que estão em andamento, tendo como destaque o Edital Amazônia +10.

As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa se congregam regularmente a cada três meses, em uma região geopolítica diferente, de acordo com um calendário estabelecido anualmente. “Apesar de ser uma fundação relativamente nova, a Fapero tem uma ação bastante ativa e importante, a gestão de seus processos é bem atualizada e sua direção é muito atuante. Em Rondônia temos a oportunidade de compartilhar e agregar muitas experiências com as instituições de pesquisa, afirma o presidente da Fapero, Prof. Paulo Renato Haddad.

Para o presidente do Confap, Odir Dellagostin, “é fundamental que o fórum aconteça em diferentes estados, para que possamos conhecer de perto a cultura local e o modelo de gestão da Fap anfitriã e aprender as suas boas práticas. Cada fundação tem sua forma de gerir todo o processo administrativo burocrático e, neste caso, o exemplo de uma pode servir para a outra. Portanto, conhecer a realidade local é essencial, assim também como mobilizar as autoridades de cada região, para que haja uma verdadeira movimentação por causa do desenvolvimento científico e tecnológico em cada estado”.

Serão três dias de discussões intensas em prol do fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. O evento terá início no dia 22 de setembro no período da manhã (a partir das 09h). No dia 23 de setembro serão abordadas as seguintes temáticas: 1. Apresentação da FAPERO. 2. Apresentação da SBPC. 3. Relato dos diversos GTs e Cooperação Internacional. 4. Discussão geral e encaminhamentos. Ainda no dia 23 de setembro (tarde) será realizada uma visita ao HuB.RO Coworking e Incubadora de Empresas.


**Para maiores informações sobre a realização do evento, favor contatar a Sra. Michelle Roberta (coordenação do evento 069 992871530)**
 
a. Michelle Roberta (coordenação do evento 069 992871530)**

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »