27/02/2021 às 08h57min - Atualizada em 27/02/2021 às 08h57min

IFRO Zona Norte desenvolve curso para catadores e comunidade em projeto de Gerenciamento de Resíduos Domésticos

As inscrições podem ser realizadas até 07 de março

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizará cinco workshops (oficinas de trabalho) de gerenciamento de resíduos domésticos, triagem de recicláveis e não recicláveis em cooperativas, coleta seletiva do lixo residencial, fabricação de composteiras domésticas com baldes plásticos (reuso). O público principal são catadores cooperados da Catanorte e associações e cooperativas indicadas.

A iniciativa ocorre depois da realização do Projeto de Ensino “Gerenciamento de Resíduos Domésticos”, que ocorreu no segundo semestre de 2020 com os alunos do IFRO Porto Velho Zona Norte. O projeto de ensino foi aprovado através do Edital 17/2020 – DE/CGAB-IFRO-PVZN. Agora será ampliada a oferta de capacitação para os catadores de materiais recicláveis de Porto Velho e Rondônia, por meio do projeto de extensão que está institucionalizado pelo Edital 18/2020 – DEPEX-CGAB-IFRO/PVZN.

Os encontros serão de fevereiro a março de 2021 no formato on-line, visando ampliar a difusão da tecnologia social de compostagem como geradora de sustentabilidade e renda para as cooperativas de catadores de Rondônia.

O projeto é organizado junto à equipe do Núcleo de Ações Sustentáveis/NAS (antigo NETTCAS), mais a Padawam Soluções Ambientais, a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Catanorte) e as demais cooperativas inscritas que pretendem montar sua própria linha de produção de composteiras domésticas para uso de seus cooperados e/ou venda aos consumidores.

O primeiro encontro ocorre nesta quinta-feira, às 14 horas, com a “Conversa sobre a importância da compostagem e sobre a fabricação das composteiras”. As aulas continuam a ocorrer nas próximas quintas, abordando a fabricação da composteira doméstica e depois sobre o processo de compostagem.

As inscrições são abertas a estudantes e servidores do IFRO e de outras instituições, bem como ao público em geral. Mais informações clicando AQUI. Fonte ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »