Um acidente na BR-364, em Comodoro (MT), na tarde dessa segunda-feira (24), envolvendo um ônibus VW, da empresa Ancora Tur, placas ATL-9410, prefixo 1008, e uma caminhonete VW Amarok, placas NEA4A21, deixou um indígena morto e outros sete feridos, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a corporação, a camionete trafegava sentido Comodoro-Campos de Júlio e o ônibus, conduzido por Rafael Pastorio, no sentido oposto. O coletivo transportava estudantes para a cidade de Vilhena, no Pará.
De acordo com o motorista Pastorio, em entrevista ao Portal da Amazônia, a camionete ameaçou atravessar a pista e ficou parada sobre o a faixa. Com isso, ele jogou o veículo para o acostamento, mas não foi suficiente para evitar a colisão com a frente da Amarok, que transportava oito indígenas, incluindo crianças, sendo que alguns estavam na caçamba da camionete.
Com o impacto da colisão, os indígenas ficaram feridos e um deles faleceu a caminho do hospital. Os demais foram hospitalizados. Entre os feridos, o condutor da camionete, de 33 anos, que não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo a PRF.
Ainda de acordo com a PRF, ambos os condutores foram submetidos ao teste do bafômetro, que deram negativo. A Polícia Civil vai investigar o sinsitro.
O Estradas chegou com o Inmetro se o cronotacógrafo do ônibus está regularizado. O veículo VW, modelo Marcopolo Viaggio R, placas ATL-9410, está com o equipamento regularizado até setembro de 2023. Também não há registro de multas nos sistemas da PRF nem do Dnit.
Com o cronotacógrafo, a perícia irá identificar a velocidade praticada na hora do sinistro, bem como o tempo de direção contínua e a distância percorrida. O equipamento é considerado a caixa preta do setor de transportes rodoviários. Fonte: estradas