26/10/2022 às 21h07min - Atualizada em 26/10/2022 às 21h07min

Porto de Santos recebe o maior navio porta-contêineres já atracado no litoral brasileiro

Gazeta Rondônia
Vanessa Dall Alba

O alemão C.M.A CGM é o maior navio, em comprimento, a atracar em águas brasileiras. Foto/Reprodução: Defesa em Foco.

Na última segunda-feira (24), atracou no porto de Santos, litoral paulista, o navio alemão CMA CGM VELA, considerado o maior porta - contêineres a entrar em águas brasileiras. A embarcação contou com o auxílio da Praticagem do estado de São Paulo para que a mesma pudesse realizar com segurança a manobra até o terminal portuário.

 
Além da equipe de práticos, foram necessários o apoio da Capitania dos Portos paulista, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e também da Guarda Portuária santista. Toda essa força tarefa para garantir uma escolta e atracagem correta no porto brasileiro.

CMA CGM marca o retorno de navios de grande porte nos portos nacionais

A manobra realizada para o CMA marcou o início do retorno às operações de navios de 340 a 366 metros de comprimento, chamados de Classe New Panamax. Sendo que essa manobra só pode ser realizada após diversos estudos, reuniões e também simulações feitas pelas autoridades portuárias para que fosse realizada com sucesso. Última vez que um navio de grande porte esteve aqui no Brasil foi em 2017 e tinha 340 metros de comprimento. Já o CMA conta 347 metros, equivalente a 9 estátuas do Cristo Redentor.

O que é a Praticagem?

 

                                                                                                                                                                                                                A Praticagem é uma atividade que conduz as embarcações durante as manobras para atracar e desatracar de navios em portos. Além disso, é responsável pelo auxílio na travessia de áreas que possuem restrições para a navegação ou que sejam sensíveis para o meio ambiente. 
 
Sua área de realização é em trechos de costas litorâneas, baías, portos, estuários de rios, lagos, terminais e também em canais onde existe o tráfego de navios, seja de grande ou pequeno porte. A finalidade da Praticagem é que haja a total segurança na navegação, a preservação do meio ambiente marítimo e também garantir a eficiência máxima do tráfego portuário.
 
O serviço de Praticagem brasileira possui apoio de uma estrutura em terra e funciona de forma ininterrupta todos os dias. Além de contar com uma estação de monitoramento marítimo, operadores de rádio e também estrutura para a manutenção e operações de lanchas adaptadas para o embarque e desembarque nos navios.
 
Já os Práticos, são os profissionais responsáveis pela execução da Praticagem nas embarcações. Precisam possuir experiência na área, conhecimentos técnicos em navegação e saber manobrar um navio em qualquer circunstância.


Veja o vídeo:




Fonte: Vanessa Dall Alba.


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