Na véspera de Natal, terroristas tentaram explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília e, neste domingo (15), o Fantástico mostrou imagens inéditas, obtidas com exclusividade, que mostram os radicais bolsonaristas denunciados pelo crime plantando o artefato explosivo no caminhão de combustível onde ele foi encontrado.
As imagens da câmera de segurança do veículo registraram quando, às 4h10, quase duas horas depois que os criminosos deixaram a bomba em cima de um de seus eixos, o motorista faz uma checagem antes de prosseguir para a entrega do combustível e encontra a caixa.
Depois de ser acionada, a polícia interditou a área para desarmar em segurança a bomba que, em teoria, ainda não tinha sido acionada. Mas uma surpresa apareceu com a conclusão da perícia esta semana.
"Existia um sistema de acionamento que foi acionado, mas por um erro técnico na montagem, a bomba não explodiu", revela Renato Martins Carrijo, perito criminal da Polícia Civil/DF.
Com a criação de uma réplica e de um software de simulação, os peritos conseguiram fazer uma estimativa do impacto caso os terroristas tivessem conseguido executar o que planejaram (veja no mapa acima).
“Por se tratar de um caminhão de transporte de combustível, de início, a gente já imaginaria que ele ia causar um incêndio. Esse incêndio ia aumentar a pressão de um dos reservatórios do tanque de combustível até causasse uma explosão. Na zona vermelha, a gente considera que seria a zona letal", explica o perito Valdir Pires Dantas Filho.
Fonte: G1