27/01/2023 às 12h02min - Atualizada em 27/01/2023 às 12h02min

Caso Americanas: uma análise contábil

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 
A Americanas, uma das maiores varejistas do país, anunciou ter encontrado na sua contabilidade uma inconsistência contábil da ordem de R$20 bilhões. Essas contradições segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), geralmente ocorrem devido ao não reconhecimento de despesas financeiras em seus resultados, porque não reconheceram passivos financeiros (empréstimos + financiamentos junto a bancos) ou n ao foi ajustado seu passivo com fornecedores a valor presente, sem a devida segregação de juros embutidos na operação.


Tudo isso pode gerar uma situação financeira distorcida da realidade, pois reduz o saldo da conta “fornecedores” em seus balanços. Para os analistas de mercado, há um impacto direto na companhia, eles avaliam que podem resultar em três efeitos negativos para a empresa:  aumento do endividamento, dependendo dos ajustes em seu balanço patrimonial; maior custo de dívida, por conta do risco de crédito e liquidez e o impacto no capital de giro, dado que a companhia poderá ter problemas em manter os dias de pagamento a fornecedores, por conta do seu ciclo de caixa ser menor.

O valor do patrimônio líquido da Americanas era de cerca de R$ 15 bilhões. A expectativa do mercado é que, agora, ele passe a ser negativo. A empresa, por sua vez, deve ser limitada a seu caixa.  Após a notícia, as ações das Lojas Americanas estão em leilão sinalizando uma queda de mais de 70% do seu valor. Já existe também a possibilidade da empresa pedir recuperação judicial.

O desempenho das ações vinha sendo impulsionado, principalmente, pelas expectativas do mercado quanto à entrada do novo CEO contratado, no médio e longo prazo. Agora, com sua demissão em menos de 15 dias de trabalho, a expectativa é de uma forte queda no valor das ações. Vale relembrar que o investidor e bilionário Luiz Barsi relata não investir no varejo brasileiro porque, segundo ele, só existem dois tipos de varejo no Brasil: os que já quebraram e os que ainda vão quebrar, afirmou Márcio Moreira, Docente do curso de Contábeis da Estácio. Fonte: Matheus Freire.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »