O município de Ji-Paraná (RO), na região central do estado, passou a contar com uma UTI neonatal para internação e atendimento especializado a recém-nascidos. Até então, os bebês da região que precisavam desse atendimento eram encaminhados para a UTI neonatal do Hospital de Base, em Porto Velho.
A UTI neonatal inaugurada é de um hospital particular, mas deve realizar internações através de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a direção do hospital, a UTI neonatal tem equipamentos de última geração e novos leitos para atender os recém-nascidos.
"Nós estamos em tratativa bem adiantada com a Secretaria do Estado, estamos tendo todo apoio, e provavelmente vamos atender a demanda SUS. Isso é fundamental pra gente, como pessoa, e pro hospital HCR, que os mais necessitados sejam tratados e tenham acesso à UTI neonatal", diz o médico Francisco Siosney, da direção do hospital.
O foco da UTI é atender bebês que nasceram antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou que possuem algum problema que possa interferir no seu desenvolvimento, como alterações cardíacas ou respiratórias, por exemplo.