Gazeta Rondônia Publicidade 728x90
25/02/2023 às 19h33min - Atualizada em 25/02/2023 às 19h33min

Cantor sertanejo morre atingido por raio em fazenda

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um jovem de 17 anos morreu depois de ser atingido por um raio nesta quinta-feira, 23, na zona rural de Cumari, cidade que fica a 278 km de Goiânia. Depois da descarga elétrica, Kayo Silva chegou a ser encaminhado a um hospital da cidade pela família e chegou a ser atendido, mas não resistiu.

De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Goiás é o 8º Estado que mais registra mortes por raio no Brasil. Entre 2000 e 2019, 123 pessoas morreram por essa causa em solo goiano. Todos os anos, caem no país 78 milhões de raios e a cada 50 mortes por raio no mundo, uma ocorre no Brasil. E em 26% dessas mortes, as vítimas estavam na zona rural, assim como Kayo.

Ainda segundo o Inpe, no dia 12 de fevereiro, 5,4 mil raios foram registrados só na cidade de Anápolis, sendo que mais de mil tocaram o solo em quatro horas. Esse foi o maior número registrado desde 2010 na cidade.

O físico professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Geovanni Piacente, explica que o fato do Brasil ser um país tropical justifica tanta descarga elétrica. Segundo ele, quando uma pessoa é atingida por um raio, geralmente, ela sofre queimaduras e tem uma parada cardíaca. Apesar disso, a chance de morte é relativamente baixa, de 10%. “A cada 100 pessoas atingidas por um raio, 10 morrem”, afirma o professor.

O físico explica ainda que raios são mais comuns em lugares altos e abertos. Por isso, ele recomenda que as pessoas, em caso de tempestades de raio, fiquem longe de árvores e cercas.

Kayo era cantor sertanejo e se apresentava ao lado do irmão gêmeo Kayck em eventos na região Sul do Estado. Um desses eventos foi a Expo Canta 2022, em Catalão. Em nota, o Sindicato Rural da cidade, que organizou o festival que o jovem participou, lamentou a morte do cantor: “Kayo, junto com o irmão, impressionou os jurados com sua simplicidade e talento”. Jornal Opção

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »