18/05/2022 às 21h02min - Atualizada em 18/05/2022 às 21h02min

Como apresentar experiência na busca pelo 1º Emprego

Marcia Tesser

Marcia Tesser

Contadora, Matemática, Gestora, Especialista em Mentoria de Carreira em Educação Profissional e Tecnológica, Palestrante e Consultora

Marcia Tesser
Conseguir o primeiro emprego é sempre um desafio, já que a maioria das empresas exige experiência e os candidatos iniciantes não conseguem preencher esse requisito. Entretanto, existem diversas formas de mostrar que você pode contribuir com a empresa, mesmo sem ter experiência profissional.

Uma das maneiras mais simples e eficazes de realizar isso é mostrando que você já realizou tarefas ou cursos ligados às atividades exigidas pelo cargo que procura ocupar.

Só porque você não entrou para o mercado de trabalho não quer dizer que não saiba fazer nada. 

Pense em suas habilidades e experiências pessoais que poderiam entrar no currículo e ser um diferencial na concorrência pela vaga: trabalhos voluntários e temporários são algumas das alternativas. Além disso, se você participa de uma empresa familiar, auxilia em atividades escolares, em casa ou no bairro onde vive realizando alguma tarefa importante, isso também pode valer para o currículo. Porém, use o bom senso e nada de exageros.

Outra maneira de demonstrar e comprovar que você pode contribuir com a empresa na qual buscará seu primeiro emprego é realizar cursos diversos que o deixarão mais preparado para a vaga que está se candidatando.

Vale fazer desde cursos de informática, de idiomas ou outros que tenham utilidade no mundo do trabalho — como workshops e palestras sobre oratória e desenvolvimento da imagem pessoal, por exemplo, cursados na modalidade presencial ou EaD

Atualmente, existem vários cursos técnicos e diversas habilidades que podem ser desenvolvidas no curto e médio prazo — e que podem aumentar bastante a sua empregabilidade. Considere a possibilidade de realizar um desses cursos a fim de ser mais bem remunerado e entrar mais facilmente para o mercado de trabalho. 
 
Pense nisso!
 

Acompanhe nossas redes sociais para receber dicas diárias


Leia Também »
Comentários »