04/09/2022 às 11h26min - Atualizada em 04/09/2022 às 11h26min

Conheça a origem das motos Harley Davidson

Vanessa Dall Alba

Vanessa Dall Alba

Bacharel em Direito, Graduanda em Jornalismo e apaixonada pelo mundo automotivo e por carros antigos.

Vanessa Dall Alba

Que tal além de carros que são considerados relíquias, conhecer também motos que fizeram história? Na coluna desta semana iremos falar sobre um dos modelos de motocicletas que conquistou legião de fãs, a Harley Davidson.



 

Com um renome mundial, a Harley Davidson é uma das marcas mais conceituadas e também de maior referência no mundo todo. Sua origem ocorreu em 1903, quando os amigos Harley Davidson, William S. Harley e Arthur Davidson, decidiram que deveriam fazer a instalação de um motor em um quadro de bicicleta. Assim, um modo de se locomover mais rápido e confortavelmente nas subidas de competições. Com essa ideia surge então o maior sucesso da época, a motocicleta Harley Davidson.


Como era a primeira Harley?

O modelo inicial da Harley Davidson tinha como alimentação um motor de apenas um cilindro de combustão a gasolina. Por se tratar de veículo de apenas duas rodas, somente era possível que o motor tivesse 410 cm³ com potência de três cavalos.
 
O motor da primeira Harley vinha equipado com uma válvula de admissão automática e um sistema de correia. Essa primeira versão ficou conhecida como a Silent Grey Fellow.

A Harley e as I e II Guerras Mundiais

As motos Harley Davidson tiveram um grande papel durante as I e II Guerras Mundiais. Sendo que foi de grande auxílio para as tropas americanas durante os combates, minimizando assim os esforços dos soldados.


 

No momento mais crucial da I Guerra Mundial em 1917, cerca de um terço das Harleys Davidsons foram disponibilizadas para os soldados em combate. Já no ano seguinte, metade da produção dessas motos foram enviadas para os campos de batalha onde os exércitos dos Estados Unidos estavam.
 
No final da primeira guerra, foram utilizadas mais de 20.000 motos, sendo que a maioria era da fabricante Harley. Assim, se consagrando como a maior fábrica de motocicletas em todo mundo. Criando cerca de 2.000 concessionárias em 67 países.


 

Durante a II Guerra Mundial, para atender o dever patrótico, a Harley enviou os seus modelos mais potentes para serem utilizados como esforços. Sendo então necessário a fabricação de mais de 80 mil novas motos com motores de 750 cm ³, as chamadas versões WLA, WLC E WSR.

 

Harley, a motocicleta símbolo do sonho americano


 

Com o final da II Guerra, as vendas das motos Harley duplicaram, já que a população em massa queria esse “sonho americano”. Nesse sentido, ao comprar essa motocicleta tornava possível que todos tivessem oportunidades iguais, já que representava a determinação e o esforço em se atingir objetivos na vida.
 
Além de oportunidades, com a introdução do modelo Sportster em 1957, uma das versões de sucesso da montadora,  Harley desempenhou nos americanos um papel de aproximação e fraternidade, criando até hoje a imagem de qualidade da marca.

Versões de sucesso da Harley Davidson

Durante a década de 70, a Harley inicia uma série de mudanças que tornaram possível que a montadora produzisse versões com maior potência e também mais completas, que revolucionaram o mercado mundial de motocicletas. Sendo os modelos de maior sucesso foram a Cruiser, Low Rider, Electra Glide Sport, Dyna e a Fat Boy.


 

As Harley Davidson atualmente


 

Nos dias de hoje a Harley está presente em todos os países do mundo, produzindo cerca de 280 mil motos por ano. Além de ser referência no motociclismo mundial, a montadora se destaca pela diversidade na oferta de mais de 28 modelos para todos os gostos de motoqueiros.Ganhando cada vez mais adeptos ao estilo de vida Harley Davidson.

Leia Também »
Comentários »