Além do futebol, outra paixão do brasileiro são os carros. E mesmo que alguns modelos deixem de ser fabricados, ainda arrancam suspiros por onde passam. Na coluna desta semana, você irá conhecer as 5 relíquias automotivas que até hoje são sinônimo de saudades aqui no Brasil.
Com a sua produção ocorrida entre os anos de 1959 a 1986, o Fusca da Volkswagen é considerado até hoje um dos principais “queridinhos” dos brasileiros. De tal forma que, no dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Fusca, data essa que marca o início das produções desse modelo aqui no país.
A montadora Volks deixou de produzir a versão original do
Fusca em 1986. Contudo, esse mesmo veículo teve outras versões repaginadas que tiveram fabricação até o ano de 2019, como por exemplo o Fusca TSI.
Kombi da Volkswagen
Outro modelo da Volkswagen que também marcou época foi a Kombi. Tendo a sua produção iniciada no ano de 1957, foi considerado o primeiro carro da montadora a ser fabricado aqui no Brasil.
A Kombi foi um dos poucos veículos com dupla utilidade, servindo como um carro familiar, como também de uso profissional, seja para transporte escolar, bem como para transportar cargas.
Em 2013 passou a ter um motor flex com refrigeração a água. Entretanto, neste mesmo ano a Kombi da Volkswagen saiu de linha por conta de regras novas que obrigavam a utilização de freios ABS e também o uso de airbag. Sistemas esses que a montadora achou que não seriam de grande valia neste modelo.
Fiat 147
O Fiat 147 foi o primeiro veículo a ser fabricado aqui no Brasil pela Fiat, ainda nos anos de 1970. Sua fabricação tinha como principal objetivo ser um concorrente de peso para a Volkswagen, com o Fusca, e para a Chevrolet, que tinha o Chevette na mesma categoria.
Além de competir pelo mercado naquele ano, o Fiat 147 foi projetado para ser um carro popular e acessível para todos. A primeira versão foi lançada no ano de 1976, contudo, esse modelo teve outras variações como o Fiat Oggi (primeira picape compacta da Fiat).
Sua produção teve fim 10 anos depois, em 1986. Sendo substituído pelo Fiat Uno, que foi um sucessor à altura desse modelo.
Chevrolet Opala
No final da década de 60 e início de 70 surge o Opala da montadora Chevrolet. Sendo o primeiro carro de passeio da marca aqui no Brasil. Naquela época era considerado o veículo de luxo com relação aos seus concorrentes.
Em 1992 o
Opala chega a 1 milhão de unidades produzidas. E neste mesmo ano, devido a chegada de vários carros importados da mesma categoria, a Chevrolet viu a necessidade de parar com a produção do Opala. Contudo, colocando um modelo à altura dos recém chegados, o GM Omega.
Escort Ford
No final da década de 80, a Ford vendo a necessidade de ter um veículo que competisse com as opções da concorrência, começa a produzir o Escort, versão esportiva de luxo da montadora.
Em 1996 o Escort passa por uma reestilização, ganhando assim uma nova geração. Tendo como a versão mais marcante desse modelo o XR3 conversível, sonho de consumo da juventude dos anos 90. A produção do Escort foi cessada em 2003, ficando em seu lugar o Ford Focus.