29/04/2023 às 14h41min - Atualizada em 29/04/2023 às 14h41min

PERSISTÊNCIA OU TEIMOSIA: Porque você não muda de emprego

Marcia Tesser

Marcia Tesser

Contadora, Matemática, Gestora, Especialista em Mentoria de Carreira em Educação Profissional e Tecnológica, Palestrante e Consultora

Gazeta Rondônia
Uma das características humanas mais comuns é a adaptação. O cérebro facilmente se adapta ao ambiente, escolhe as informações e situações que são importantes e o restante é desprezado.
 
Quanto mais longa for a jornada de um trabalhador em uma determinada empresa, maior a chance de ele permanecer no mesmo local até se aposentar, mesmo quando estiver insatisfeito. Porque isso acontece?
 
Para uns, o motivo é a persistência: a empresa oferta planos de cargos e carreiras e o trabalhador cria a expectativa de crescimento profissional. Se este for o motivo de permanecer no emprego e não disponibilizar seu nome no mercado de trabalho, o trabalhador precisa avaliar quanto tempo está disposto a esperar para promoção. Muitas vezes a promoção pode até chegar, mas demorará muito e o trabalhador precisa avaliar se em outra empresa esse objetivo não será alcançado mais rápido.
Para outros, o motivo é a teimosia. Teimosia é quando o trabalhador espera que a empresa mude, que as pessoas que lá trabalhem mudem, que o salário melhore e que, quando isso acontecer, ele estará feliz e satisfeito. É preciso ter consciência que que esperar a mudança nos outros é uma utopia e que provavelmente nunca vai acontecer.
 
Com a incerteza do mundo do trabalho, é preciso que os colaboradores estejam sempre prontos para encarar novos desafios. Por isso, separamos algumas dicas para iniciar a mudança:
  • Construa uma network. A rede de relacionamentos é fundamental na transição
  • Atualize o currículo
  • Prepare-se para as entrevistas de emprego
  • Atualize-se sobre sua profissão: faça novos cursos e troque experiência com pares
  • Não espere a vaga perfeita ou a empresa perfeita: arrisque-se
  • Não deixe o medo direcionar suas escolhas
  • Conheça seus pontos fortes e pontos que precisam de melhoria
  • Investigue a empresa que quer se candidatar, e o perfil de funcionários que fazem parte da equipe

Acompanhe nossas redes sociais para receber mais dicas

Tags »
Leia Também »
Comentários »