27/07/2023 às 00h00min - Atualizada em 27/07/2023 às 00h00min

​CANDEIAS DO JAMARI: Vereadores cassam por unanimidade o mandato do prefeito afastado, Valteir Queiroz, por improbidade administrativa

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Na noite desta quarta-feira (26), o prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (Patriota), teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores. Todos os vereadores decidiram pela cassação após uma investigação por improbidade administrativa.

A Comissão Processante, que estava investigando o caso desde abril, constatou que o prefeito realizou uma abertura de crédito no valor de aproximadamente R$ 2 milhões sem a autorização da Câmara. Essa ação foi considerada como uma irregularidade grave.


A sessão de julgamento durou três horas e contou com a presença de moradores, que lotaram o plenário da câmara. Todos os parlamentares acompanharam o parecer da Comissão, que considerou o prefeito culpado.

Com a decisão do Legislativo, o vice-prefeito, Toninho Cerejeiras (PSB), assume definitivamente o cargo de prefeito. Ele já estava exercendo a função desde o afastamento de Valteir Queiroz durante a operação "Articulata" da Polícia Civil, que aconteceu no mês passado.

A operação "Articulata" foi resultado de uma investigação que apontou má administração de dinheiro público pela gestão atual da prefeitura de Candeias do Jamari. Foram identificadas fraudes em licitações e não execução de contratos públicos, envolvendo agentes públicos e empresários.

VEJA TAMBÉM:

https://gazetarondonia.com.br/noticia/11454/policia-civil-deflagra-operacao-contra-corrupcao-e-afasta-prefeito-de-candeias-do-jamari
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/11464/toninho-cerejeiras-assumira-como-prefeito-de-candeias-do-jamari-apos-afastamento-de-valteir-queiroz-do-cargo
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/11485/candeias-policia-confirma-quebra-de-sigilo-que-comprovaram-propinas-gado-comprado-estava-na-fazenda-do-sogro-do-prefeito-afastado
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/11705/canetada-toninho-cerejeiras-exonera-quase-400-servidores-da-prefeitura-de-candeias-do-jamari-veja-a-lista-dos-demitidos
 
Durante as investigações, também foi constatada a ocultação de valores recebidos de forma indevida para a aquisição de animais-gado, que foram registrados em nome de terceiros. Essa prática configura o crime de Lavagem de Dinheiro.

Com a cassação do prefeito, espera-se que a cidade de Candeias do Jamari possa passar por um novo período de gestão e transparência, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento dos cidadãos.

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso sem debates ou comentários.
 
Fonte: O Observador.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »