O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) faz história novamente. A instituição se tornou o primeiro Tribunal de Contas do Brasil a receber a certificação Great Place to World (GPTW) – ou, em bom português, Ótimo Lugar Para Trabalhar.
O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal, conselheiro Paulo Curi Neto, a todos os agentes públicos da instituição, em evento especial realizado no auditório do TCE-RO, em Porto Velho, na manhã desta quarta-feira (6).
Acompanhado do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Adilson Moreira de Medeiros, e da secretária-geral de Administração, Cleice de Pontes Bernardo, o presidente Paulo Curi lembrou que é a primeira vez que o TCE rondoniense participa do processo de certificação, que reconhece as melhores organizações para se trabalhar no País e no mundo.
“Nós somos o primeiro Tribunal de Contas a aderir a essa plataforma, e estamos satisfeitos com o resultado dessa pesquisa de clima. Agora, o compromisso institucional é de continuarmos avançando”, acentuou o conselheiro presidente.
O GPTW certifica as organizações que se destacam por escutar e satisfazer os interesses dos colaboradores, sendo um lugar em que eles confiam nas pessoas para quem trabalham, sentem orgulho do que fazem e apreciam outras pessoas com quem trabalha.
A pesquisa leva em consideração fatores como experiência do servidor, bem-estar, identificação de valores e perspectiva de crescimento. São avaliadas cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem (solidariedade).
A certificação vale por 12 meses, e o órgão recebe um selo para utilização em suas comunicações.
PESQUISA
Em rápida exposição, a secretária-geral Cleice, inicialmente, explicou que a certificação do TCE-RO veio após uma pesquisa online realizada no último mês de agosto, juntamente a membros, servidores e estagiários.
O levantamento envolveu práticas no ambiente de trabalho, ferramentas oferecidas pela instituição, igualdade de tratamento, oportunidades de desenvolvimento na carreira, orgulho de pertencer, idoneidade, transparência, entre outros aspectos.
Durante a pesquisa, 92% dos agentes públicos responderam que têm orgulho de contar que trabalham no Tribunal de Contas. O órgão também é um local seguro para se trabalhar, segundo 99% dos servidores.
Outros pontos importantes: 97% consideram que as instalações físicas contribuem para um bom ambiente de trabalho e 93% disseram receber equipamentos e recursos necessários para a realização do trabalho.
Ao final, 95% dos participantes da pesquisa consideraram o Tribunal de Contas de Rondônia como um “GPTW”, ou seja, um ótimo lugar para trabalhar.
Ao final e ao final do evento, houve ainda a exibição de um vídeo, elaborado pela Comunicação do Tribunal, sobre o protagonismo do TCE-RO ao conquistar o selo GPTW. O vídeo pode ser assistido neste link: https://youtu.be/wmKbEZ34D3g.
Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo e participe do nosso Grupo de Whatsappsilencioso sem debates ou comentários.