18/11/2023 às 22h09min - Atualizada em 18/11/2023 às 22h09min

STF forma maioria para decisão que poderá pagar pensão vitalícia de R$ 35 mil para ex-governadores de Rondônia

Os ex-chefes do executivo estadual; Oswaldo Piana, Valdir Raupp, José Bianco, Ivo Cassol, João Cahulla, Confúcio Moura e Daniel Pereira poderão ser beneficiados com a decisão

Gazeta Rondônia
Sérgio Pires

Reviravolta surpreendente no caso da pensão vitalícia aos ex-governadores não só de Rondônia, mas também a os de outros oito Estados. Recurso encaminhado ao Supremo Tribunal Federal já tem maioria de votos dos ministros, para que os valores sejam pagos, incluindo todos os que não o foram durante o período em que o caso tramitava nos tribunais.

Terão direito a valores mensais que podem chegar a cerca de 35 mil reais, os ex-governadores Oswaldo Piana, Valdir Raupp, José Bianco, Ivo Cassol, João Cahulla, Confúcio Moura e Daniel Pereira. Não se sabe se Confúcio abrirá mão da aposentadoria, já que foi ele, quando Governador, quem sancionou a lei, aprovada na Assembleia Legislativa, que cancelava o pagamento das aposentadorias.

 
A decisão atual do STF muda outra, de 2007, quando o próprio tribunal considerou inconstitucional o pagamento da pensão vitalícia ao então governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT. Na época, por ampla maioria, o STF decidiu que o pagamento atentava “contra o princípio da moralidade por criar regalias a ex-governadores, enquanto a maioria dos cidadãos tem que trabalhar mais de 30 anos para conquistar a aposentadoria”.
 
Na nova formação, a atual, os ministros consideram agora que o direito é líquido e certo. Vai mudar de novo, no futuro?

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ou comentários.
 
Fonte: Sérgio Pires – Foto: Secom.


Notícias Relacionadas »
Comentários »