01/01/2025 às 12h40min - Atualizada em 01/01/2025 às 12h40min

Sapata participa de entrega de 41 Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde de Cerejeiras

Gazeta Rondônia
Assessoria

Ederson Lopes, ACS Rodrigo e Valdecir Sapata - Crédito de imagem: Divulgação.
O ex-vereador do município de Cerejeiras (RO), Professor Valdecir Sapata Jordão (UB/RO), participou nesta terça-feira (31/12) no plenário da câmara municipal de cerimônia de entrega de 41 Tablets para atender as demandas dos Agentes Comunitários de Saúde.

A entrega dos equipamentos faz parte do Projeto Cidades Inteligentes que conta com emendas parlamentares do senador Confúcio Moura, solicitada em novembro de 2022 pelo ex-vereador Valdecir Sapata e teve o lançamento oficial realizado em Cerejeiras no dia 18 de dezembro de 2024. Inicialmente R$ 4 milhões de reais foram destinados para implantação do ‘Projeto Cidades Inteligentes’ em Cerejeiras.



 
A solenidade contou com a presença do ex-secretário municipal de Saúde Ederson Lopes, profissionais da saúde e os agentes municipais contemplados com o moderno equipamento tecnológico que vai auxiliar nas demandas diários da equipe.

O Projeto Cidades Inteligentes é desenvolvido por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), vem implementando suas ações.
 
VEJA TAMBÉM:
https://gazetarondonia.com.br/noticia/12855/ifro-inicia-execucao-do-projeto-cidades-inteligentes-de-cerejeiras
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/11863/vereador-sapata-participa-de-encontro-para-tratar-da-implantacao-do-projeto-cidades-inteligentes-em-cerejeiras
 
https://gazetarondonia.com.br/noticia/12867/com-recursos-solicitados-por-sapata-ifro-inicia-projeto-cidades-inteligentes-de-cerejeiras
 
Proposto para atuar com a implementação tecnológica nos eixos da Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Governança, o projeto sai do papel para se tornar uma realidade na criação de estruturas e sistemas que possam desenvolver soluções, que tragam autonomia para o município, buscando solucionar problemas que fazem parte da vida de todos, agregando serviços relevantes para a população.

No eixo da Educação, ações do Projeto chegou ao município de Cerejeiras, por meio do Projeto de Informatização Escolar (PROINFES), responsável pelo desenvolvimento do sistema do Projeto Cidades Inteligentes, que atuará tanto com o desenvolvimento do sistema que será utilizado no eixo, quanto a entrega de equipamentos para sua execução. 

Com os softwares previstos, por exemplo, os pais poderão ter acesso às notas dos filhos, acompanhar de perto todo o processo, assim como na Saúde, com o desenvolvimento e implantação de um sistema de informatização da gestão e dos fluxos de atendimento nas Unidades Municipais de Saúde. Na Segurança Pública a população poderá ter acesso, via software, a câmeras de vigilância espalhadas pela cidade.

O item Empreendedorismo e Inovação prevê o planejamento e a instalação de um Centro de Empreendedorismo e Inovação de Ilhas Digitais, com inclusão social. Na Segurança é buscado o desenvolvimento e instalação de um sistema de videomonitoramento inteligente para segurança do cidadão, em rede de serviços interativa.

E na Governança é previsto a implantação e customização de um Sistema Eletrônico de Informações para inteligência em sistemas de gestão, melhoria dos fluxos processuais da administração pública e auxílio na elaboração de um Plano Diretor para Cidade Inteligente, com vistas à continuidade e sustentabilidade do projeto. O Projeto Cidades Inteligentes está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
 
“Fico feliz de ver esse importante projeto sendo desenvolvido no nosso município, esse era um sonho antigo que buscamos a parceria do Senado Confúcio Moura ainda em 2022, ele não mediu esforços e inicialmente destinou R$ 4 milhões para o IFRO desenvolver o Cidades Inteligentes aqui em Cerejeiras. Minha gratidão ao senador que acreditou nesse sonho que já está dando frutos positivos e colocará nosso município no radar tecnológico e inovador a nível de Brasil”. Destacou Sapata.
 


Assessoria.


Notícias Relacionadas »
Comentários »