Em Rondônia, prefeito tem salário imoral em cidade de menos de 4 mil habitantes

Gazeta Rondônia
25/03/2025 09h16 - Atualizado há 5 dias

O município de Rio Crespo (RO), localizado a 200 km de Porto velho, tem um prefeito com salário digno das grandes cidades do Brasil.

Eder da Silva (PL), recebe mensalmente R$ 18.954,50 mensais. Não há ilegalidade no valor, mas é uma afronta se for levado em conta o tamanho do município.

A cidade de pouco mais de 3700 habitantes, arrecada em média 3 milhões e meio por mês. Só em vencimentos para o prefeito, a população de Rio Crespo paga anualmente mais de 250 mil reais, incluindo o 13º e férias.  

Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no Whatsapp

O salário até passaria despercebido se não fosse por um detalhe. Rio Crespo não tem tratamento de esgoto e possui um dos mais altos índices de mortalidade infantil do estado.

Se por um lado a Constituição limita o salário dos vereadores conforme o tamanho da população, não existe um mecanismo semelhante para os prefeitos.

Isso permite que a mordomia com dinheiro público corra solta. É legal, apesar de imoral, ver pequenas cidades como Rio Crespo, ter prefeitos recebendo valores consideráveis em comparação com a realidade financeira local.

Fonte: Cicero Moura/Coluna Espaço Aberto.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »