20/03/2022 às 07h58min - Atualizada em 20/03/2022 às 07h58min

RECEITA DE DOMINGO: Escalopes de frango com molho de limão rosa

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Escalope de peito de frango com limão rosa, caipira ou como é chamado de acordo com a região do país. 
 
O molho tem um sabor levemente adocicado com uma boa dose de licor de anis ou de laranja.

 

Receita

Porções: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:

1 peito de frango inteiro sem osso (os dois lados)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
3 dentes de alho
2 limões rosa (também chamados de caipira)
3 colheres de sopa de óleo de canola
1 / 2 xícara de licor de anis - usei Sambuca, mas também é possível usar um licor de laranja como o Cointreau ou vinho branco.
Sal a gosto no final
3 colheres de sopa de molho verde: bata no liquidificador duas xícaras de azeite de oliva , duas xícaras de folhas de salsa, 2 colheres de chá de sal

Instruções:

Primeiro divida o peito de frango em duas metades no comprimento. Em seguida, coloque uma das metades sobre uma tábua, apoie uma das mãos sobre o pedaço de frango e corte ao meio, com um movimento paralelo à tábua, até quase o final - não é para separar em duas partes. O corte começa da parte mais fina em direção à parte mais grossa. Vire o peito de frango aberto sobre a tábua, dê três talhos leves na parte mais alta - onde as duas partes estão unidas.

Coloque o filé de frango dentro de um saco plástico ou cubra com filme plástico e comece a bater, delicadamente, para achatar o bife. O batedor é um martelo com a função de quebrar as fibras da carne, pode ser substituído por um rolo de massa. Comece da parte mais espessa em direção às bordas. O filé irá dobrar de tamanho. Faça o mesmo com o outro pedaço. Deixe-os de molho cobertos com água e suco de meio limão por aproximadamente meia hora.

Para fazer o molho - aqueça duas colheres de sopa de óleo em uma panela  panela com o fogo bem baixo, acrescente os dentes de alho picados. Acrescente o molho verde o suco de meio limão, e deixe os pedaços do limão na panela para dourarem também. Junte os filés de frango grelhados, molhe com o licor e, se for preciso com um pouco de água e mais suco de limão. Acerte o sal e a pimenta a gosto.

Em uma frigideira bem quente doure os filés de frango dos dois lados, algumas vezes eles se dividem, não faz mal. À medida em que ficam dourados transfira-os para a panela com o molho, lembre-se que a carne vai continuar a cozinhar na panela, por isso não a cozinhe demais.

Atenção - não cubra a panela para não dar água no molho - prefira acrescentar um pouco mais de água.

Sirva com arroz ou batatas cozidas.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »