05/04/2022 às 07h58min - Atualizada em 05/04/2022 às 07h58min

Coluna EquilibradaMente: Docinho após o almoço: comendo por hábito

Gazeta Rondônia
Lorrayne Cella

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um hábito é um comportamento que é aprendido e repetido frequentemente sem pensar em como deve se executar a tarefa, no piloto automático. Muitas coisas que fazemos no dia-a-dia não envolvem decisões conscientes, mas sim hábitos que nos permitem executar uma série de tarefas. Exemplo: acordar e escovar os dentes todos os dias. É um hábito, fazemos de maneira automática.

Então os hábitos alimentares são aqueles costumes e modos de comer que seguimos geralmente sem pensar, caracterizados pela repetição. Eles são formados desde a infância e vão se modificando ao longo tempo, então a prática adotada como hábito tem a ver com costumes estabelecidos tradicionalmente e que atravessam gerações, como por exemplo: comer um docinho depois do almoço.


Isso não significa que é errado comer um doce depois das refeições! O sabor doce harmoniza bem com o salgado, equilibrando as papilas gustativas. Mas frequentemente repetimos esse comportamento de forma automática, muitas vezes até mesmo sem uma vontade genuína de doce, só pela disponibilidade do alimento em casa, simplesmente pela força do hábito. Outros hábitos alimentares frequentes são: parar de comer apenas quando o pacote acaba, abrir a geladeira toda vez que passa pela cozinha e comer toda vez que sente uma emoção desconfortável. São comportamentos que acabam se tornando mecânicos.

Percebeu que vive no piloto automático? A principal forma de modificar esses hábitos é comer de forma consciente. A alimentação consciente envolve a experiência de comer com toda a atenção necessária para sentir os efeitos sobre o corpo. Estar consciente das motivações que te levam a buscar determinado alimento e estar presente no momento da refeição, sem distrações como celular ou televisão, focando nas sensações que o alimento te proporciona.

 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »