08/05/2022 às 13h46min - Atualizada em 08/05/2022 às 13h46min

JI-PARANÁ: Viveiro Municipal recebe visita dos alunos do IFRO

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Viveiro Municipal (VM) recebeu, na quarta-feira (4), a visita dos alunos da disciplina de “Tecnologia de Sementes e Viveiros” do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Eles fizeram aula prática com o acompanhamento das etapas de produção de mudas, que são utilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

“A finalidade desta ação foi apresentar todas as etapas dos trabalhos realizados no Viveiro Municipal para produção de mudas, que são utilizadas na arborização urbana e também doações para a população, utilizadas na recuperação de áreas degradadas”, ressaltou a secretária da Semeia, Jeane Muniz.

As atividades foram realizadas com o acompanhamento da diretora do VM, a técnica florestal Isabella Crivelari Buss. A professora da disciplina, Andreza Mendonça, informou que durante a visita os alunos realizaram atividades de quebra de dormência, encheram sacos plásticos de polietileno, prepararam substrato, transportaram mudas e acompanharam o sistema de rega.

“A parceria é importante para que o aluno tenha a vivência do trabalho diário realizado pela equipe do Viveiro Municipal nas produções de mudas para uso do município”, comentou a professora.

Jeane Muniz disse que o VM tem mais de 40 espécies de mudas nativas e frutíferas, que são doadas para a população, por meio de requisição retirada na sede da Semeia, que fica localizada na Estrada Velha no bairro Primavera, e por ações promovidas pela equipe em datas comemorativas e em parcerias com instituições.

“A pessoa interessada em retirar a muda no viveiro deverá pegar a requisição na Semeia, onde receberá orientação sobre o plantio e cuidados. Cada pessoa pode retirar até cinco mudas. O local está recebendo estufas, em parceria com o Juizado Especial Criminal (Jecrim), visando aperfeiçoar o espaço e proteger as mudas das variações climáticas”, explicou Jeane Muniz. Fonte: ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »