Três pessoas foram presas em Ariquemes (RO), até esta sexta-feira (27), suspeitas de denunciar crimes falsos na Polícia Civil. O objetivo delas seria conseguir fazer a segunda via de documentos de forma gratuita.
Além dos presos, outras dezenas de pessoas são investigadas pela mesma ação na cidade. Elas vão até a delegacia e fingem ter perdido os documentos durante ações criminosas.
Segundo a Polícia Civil, as situações acontecem porque alguns órgãos oferecem a opção de isenção para segunda via de documentos, caso as pessoas sejam vítimas de roubo ou furtos.
No entanto, a polícia alerta que a prática é crime e pode gerar até seis meses de prisão para quem for condenado. Além disso, o comunicado de um crime falso pode gerar prejuízos para a população.
"Policiais são mobilizados, viaturas policiais empregadas e recurso de investigação para depois se constatar que não ocorreu crime nenhum. Esses mesmos recursos, que todo mundo sabe que são escassos, poderiam estar sendo utilizados e empregados para investigar crimes reais", aponta o delegado Ricardo Rodrigues.
Fonte: G1