O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em processo de reeleição e caminha para disputar sua sétima eleição presidencial desde a redemocratização.
“Nós temos pela primeira vez o presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição”, disse Motta durante evento sobre segurança pública promovido pela Comunitas.
A fala foi feita no contexto de uma análise sobre o ambiente político polarizado e os desafios da Câmara para avançar em pautas estruturantes.
Segundo Motta, a proposta de emenda constitucional que cria o Sistema Único de Segurança Pública foi desenhada para fugir da radicalização e buscar consenso.
“A PEC traz isso: cria o sistema único de segurança pública, permitindo maior integração no financiamento daquilo que o Brasil pode projetar para o futuro nesse enfrentamento contra o crime organizado.”
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
O deputado também destacou que a escolha de Mendonça Filho como relator da proposta teve como objetivo garantir um debate técnico, longe da disputa ideológica que marca o ambiente político atual.
“O intuito da Câmara, ao escolher o deputado Mendonça Filho como relator, foi primeiro fazer um debate distante da polarização política tão presente no país e, claro, dentro da Câmara — a casa com maior representação e, consequentemente, onde a radicalização grita mais forte.”
Motta citou ainda fatores que, segundo ele, têm travado o andamento de outras matérias no Congresso, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal e as sanções impostas pelos Estados Unidos a um ministro da Corte.
“Tudo que se discute acaba nesse debate da radicalização, da polarização, tomando espaço de momentos para estar discutindo outras pautas importantes.”
Fonte: CNN.