O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um programa que vem sendo executado por estados e municípios, o qual possui duas finalidades, a primeira de promover o acesso à alimentação às pessoas em situação de insegurança alimentar, e a segunda, de promover o incentivo à agricultura familiar.
Visando alcançar estes objetivos, o programa realiza a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família. Desta forma a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a EMATER realizam o cadastro dos pequenos produtores, para que estes possam posteriormente efetuar a venda dos alimentos, e consequentemente o município efetivar a compra dos alimentos para distribuição. A unidade do CRAS é quem realiza a distribuição dos alimentos, realizando o contato com as pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família.
PROJETO SEMEAR
O Projeto Semear foi implantado pela Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Emater, valorizando a agricultura familiar e destinando kits aos pequenos produtores que plantaram, produziram e hoje colhem e vendem seus produtos para o próprio município, visando alcançar estes objetivos, o PAA municipal realiza a compra desses alimentos produzidos e realização sua distribuição.
A prefeita Valeria Garcia visitou alguns desses projetos ainda em andamento como a horta hidropônica e também a horta Mandala.
“É muito gratificante ver o resultado desse Programa de Aquisição de Alimentos da nossa cidade, apoiando o fortalecimento da agricultura e o pequeno produtor que produz e o município compra essa produção e faz a distribuição semanalmente.” Afirmou Valéria.
Texto e fotos: Asessoria