27/11/2021 às 09h46min - Atualizada em 27/11/2021 às 09h46min

De comida congelada à moda plus size, empreendedores abrem negócios “fora da curva” em Cerejeiras

Moradores do município estão cada vez mais dispostos a consumir produtos diferenciados. E tem espaço até para loja de produtos nerds

Gazeta Rondônia
Rildo Costa

A jovem Fernanda, de 15 anos, comercializa produtos para chimarrão. Ela vende pelo Instagram e a clientela está aumentando. (Foto: Divulgação)

O município de Cerejeiras conta com mais de 400 empresas. No entanto, a cada dia surge um novo negócio, num novo setor, com uma nova proposta, alguns deles com uma excepcionalidade que popularmente podem ser apelidados de “negócios fora da curva”.

A reportagem do INVESTE CEREJEIRAS conheceu seis novas empresas fundadas no município recentemente que se encaixam na categoria de negócios excepcionais.
São empresas que vão desde lojas de moda plus size até negócios que comercializam acessórios para chimarrão.

Aqui, porém, cabe uma ressalva. Todos os negócios citados nesta reportagem são pequenos empreendimentos, alguns deles até informais e que não tem (ainda) um espaço físico, valendo-se de um dos cômodos da casa do empreendedor. Mas todos eles não deixam de ser empreendimentos.

Um negócio que não tem espaço físico e nem ainda foi formalizado, mas que já tem clientela, é o caso da Mate Sartori.

O empreendimento, que ainda não tem um CNPJ propriamente dito, foi uma ideia do casal de professores Nilza Sartori e Ailton Cavassani. A filha deles, a adolescente Fernanda Sartori Cavassani, de 15 anos, queria ter uma experiência empreendedora. E foi aí que os pais entraram na história e ajudaram a jovem.

“Meus pais gostam de chimarrão e então tive a ideia”, disse Fernanda.

As vendas dos acessórios, que vão de ervas a cuias do produto, são feitas na casa da família, na área urbana de Cerejeiras. "Fazemos postagens no Instagram e as pessoas pedem os produtos. Meu irmãozinho de quatro anos já gosta de me ajudar com as fotos para postar”, diz a jovem.
 

A região de Cerejeiras tem uma grande população de origem gaúcha. Por isso, o mercado de acessórios para chimarrão poderá ser promissor para a jovem empreendedora.

Para quem não curte uma erva mate quente, pode experimentar a erva mate gelada. Nesse caso, a empreendedora Nayara Kinkston, de 20 anos, está pronta para vender uma erva ou uma cuia de tereré.

A jovem teve a ideia, em agosto deste ano, de montar um negócio dedicado ao produto que é comum na região pantaneira do Brasil, o mate gelado bebido por um canudo de metal, chamado de bomba. Nasceu, assim, a Cabana do Tereré.

“Os clientes gostam dos acessórios. Tenho aqui até um tereré instantâneo, que a pessoa pode fazer sem cuia e sem bomba, pois já vem com cuia e bomba”, diz Nayara.

 

 

Se você achou esses dois negócios citados acima como excepcionais, você poderá se assustar com este que vamos mostrar agora.

O casal Valmir Balancim e Maria Eduarda, ele com 24 e ela com 20 anos de idade, decidiram fundar uma empresa que vende produtos nerds.

Se você não sabe o que quer dizer a palavra “nerd”, certamente você não é um. Nerd, ou “geek”, é aquele tipo de pessoa que só sabe quem é. Mas vamos tentar explicar. Dito de forma simples, nerd é uma pessoa com gostos bem diferentes do comum.

Por exemplo, os Simpson é um desenho animado americano que é uma crítica da cultura dos Estados Unidos. Por ter essa pegada filosófica, os Simpson ganharam fãs no mundo nerd.

Ah, e se você quiser uma camiseta, um quadro, cum poco ou um “card” dos Simpson, e se você mora em Cerejeiras, então é o Planeta Geek, a loja do Valmir e Maria Eduarda, que fica na casa do casal no bairro Liberdade, que você deve procurar.

“Por enquanto, começamos o negócio na nossa casa. Os clientes nos acompanham pelo Instagram e fazemos o delivery”, diz Valmir, que tem a cara do negócio que fundou, ou seja, tem cara de nerd.

Se você não se encontrou no mundo dos nerds, mas gosta de algo mais prático, então a próxima empresa pode te interessar.

 


 

A loja Elegance Store, que fica na esquina da Rua Portugal com a Rua Rondônia, tem uma proposta muito prática. Ela vende moda plus size (roupas com um número maior), vestiário infantil, adulto masculino e feminino e até a chamada moda evangélica.

Quem teve a ideia de abrir a empresa foi a empreendedora Ormy Miranda, há um ano. A empreendedora afirma que a empresa surgiu de uma ideia e dentro de 23 dias o negócio foi aberto. “Cerca de 30% dos nossos produtos são plus size. Mas temos também números bem pequenos, até o 34 temos”, diz. Lembrete: o número 34 é um dos mais difíceis de achar no mercado. A empresa já tem três colaboradoras.

 

Para quem quer cuidar não só da roupa, mas do cabelo, a empresa da Ellen Vieira pode ser de uma excelente valia.

Ellen é uma jovem que trabalhava até três anos atrás numa loja de conveniência num posto de combustível de Cerejeiras até que, depois que teve que cuidar do filho recém-nascido em casa, teve uma ideia. “Como eu tenho um cabelo loiro, eu tinha muita dificuldade de encontrar produtos capilares profissionais. Antes, os cremes usados por cabeleireiros nos salões não eram vendidos no varejo. Então decidi entrar para este setor”, ela conta.

Atualmente, a Delicatta Cosméticos, empresa fundada por Ellen e que fica no bairro Maranata, vende esses produtos capilares que agora estão acessíveis ao consumidor final. O negócio ainda é um MEI, mas possui clientela na cidade, incluindo salões de beleza.

 


 

Por fim, na hora de encher o estômago, seria interessante ter uma dessas empresas “fora da curva” em Cerejeiras, não seria?

Essa empresa já existe no município. A Mr. Fit, por exemplo, acaba de abrir as portas no município.

O casal Anderson Assunção e Marcia Alves procurava uma ideia de negócio do modelo de franquia para investir até conhecer a Mr. Fit. A empresa tem uma variedade de produtos no ramo de comida congelada e saudável. “Percebemos que o setor de alimentação é algo que sempre terá mercado, pois todo mundo precisa comer”, diz Marcia, que também é uma conhecida consultora e psicoterapeuta em Cerejeiras.

A empresa começou a operar na penúltima semana de novembro deste ano. Menos de oito dias depois, alguns produtos da empresa já haviam esgotado. “Fizemos novos pedidos e estamos só aguardando chegar”, explica o casal.

A Mr. Fit se encaixa no termo “fora da curva”, por assim dizer, porque o produto dela é algo muito diferente do que já foi comercializado até hoje no município. As marmitas da empresa são entregues, via delivery, congeladas para os clientes. Em casa, o cliente coloca a marmita no forno micro-ondas e deixa por cinco minutos. Depois é só tirar que está pronta: uma refeição rápida, saudável e com sabor diferenciado, pois as marmitas são preparadas em outra região do país.

O investimento dessas empresas em Cerejeiras demonstram duas realidades que precisam ser reconhecidas.

A primeira realidade, incontestável, é que estamos falando de um município empreendedor. Os cerejeirenses têm demonstrado que possuem tino para os negócios - incluindo negócios bem diferentes e inovadores.

O segundo fato é que a região de Cerejeiras possui uma demanda para produtos diferenciados e que somente empresas excepcionais poderão atender. Ou seja, além da oportunidade que já existia e ainda existe para as empresas clássicas e tradicionais (que provavelmente vão continuar existindo), a região de Cerejeiras também tem espaço para empresas “fora da curva”.



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