10/04/2022 às 17h06min - Atualizada em 10/04/2022 às 17h06min

Conheça a história do Fusca, um dos ícones da Volkswagen

Gazeta Rondônia
Vanessa Dall Alba

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Um dos mais famosos Fuscas do mundo, o Herbie, protagonista de diversos filmes como “Se meu Fusca falasse''.

Pequeno, compacto e por onde passa desperta curiosidade e diversos olhares, essa é a principal definição para o Fusca, ou Fusquinha para os íntimos. Além disso, vale recordar que esse modelo da Volkswagen também foi protagonista de diversos filmes, como “Se meu Fusca falasse” ou “Herbie - Meu Fusca turbinado”, onde conquistou uma legião de fãs.
 
Esse modelo começou a ser vendido no Brasil em meados dos anos de 1950. Entretanto, a história do Fusca vem de vários anos atrás, por volta de 1930 começaram a surgir os primeiros projetos desse veículo. Onde durante o período nazista, a Alemanha contava com uma população pouco motorizada e somente os ricos poderiam ter automóveis.
 
Foi então que Hitler, com a ideia em oferecer a população alemã um carro acessível para todos, encomendou juntamente com o projetista Ferdinand Porsche um veículo que fosse barato, mas que tivesse algumas exigências fora dos padrões, como por exemplo a possibilidade de levar no capô uma metralhadora montada.

O FUSCA NO BRASIL

Foi durante o mandato de Juscelino Kubitschek, que o Fusca da Volkswagen começou a ser comercializado no Brasil. Entretanto, a sua montagem era feita apenas em outros países como a Alemanha.
 
Já no ano de 1959 a VW lança a primeira versão desse veículo com a montagem total sendo feita aqui no Brasil. Onde todo o processo de montagem era realizado em um pequeno galpão no bairro Ipiranga em São Paulo.

Por ter um preço bem acessível durante aquela época, o Fusca da Volkswagen foi considerado um dos carros mais vendidos em todo o território nacional. Já no ano de 1980, por ter outros carros mais completos, o Fusca começa a parar a sua produção. Entretanto, o fim da produção desse ícone só ocorreu dez anos depois, em 1990 e até hoje possui diversos fãs desse modelo.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »