31/07/2022 às 11h25min - Atualizada em 31/07/2022 às 11h25min

Santana VW: Conheça a história desse ícone da Volkswagen

Considerado o primeiro carro de luxo da VW, conheça a história desse veículo amado no Brasil

Vanessa Dall Alba

Foto/Reprodução: CarElite Br.

O Santana VW foi considerado um marco para a marca alemã aqui no Brasil. Visto que, foi o primeiro carro de luxo da Volkswagen disponível no mercado brasileiro. Além disso, por vários anos foi o “queridinho” dos taxistas.
 


 

Com sua produção entre 1984 e 2006, o Santana é um sedã de categoria média. Onde durante os anos de 1980, era o top de linha da VW, pois cumpriu a missão de ser o carro mais confortável da marca. Conheça a história desse modelo e suas principais versões.
 
História da Santana VW

O Santana VW, foi considerado por vários anos como o carro de luxo da Volkswagen. Sendo que a escolha do nome alemão significa “carro para o povo”. Certamente, por ser um sedã mais acessível, do que os demais da época.
 
Com a sua chegada no mercado brasileiro em 1984 o Santana Volkswagen surpreendeu a muitos. Contudo, pode-se dizer que esse modelo começou a nascer em 1962, quando a Volkswagen adquire a Audi.
 


 

O Santana teve a sua apresentação no Brasil durante eventos no Salão do Carro a Álcool,  em novembro de 1983. Dessa forma, tendo a sua chegada oficial ao mercado brasileiro em julho de 1984. Assim, inaugurando a categoria sedã da Volkswagen no país.
 
O carro de luxo para todos
 
A primeira versão do VW Santana tinha carrocerias de duas e também quatro portas. Sendo que a primeira foi desenvolvida aqui no Brasil. Além de atender, até meados dos anos 90, a preferência nacional. Assim como, apresentava três níveis de acabamento que são:
 
Básico com a versão CS - Comfort Silver;
 
Intermediária: CG - Comfort Gold;
 
Top de Linha: CD - Comfort Diamond. Esse nível poderia receber direção hidráulica, ar-condicionado, câmbio automático com três marchas e o toca-fitas Bosch.
 
O Santana VW foi o único modelo da montadora Volks que recebeu as nomenclaturas acima. Modelos esses que foram criados para “bater de frente” com o concorrente da época, o Monza Chevrolet.
 
A primeira versão sofreu uma atualização no ano de 1985, onde é introduzida ao mercado automotivo a perua Santana Quantum. Possuindo, os mesmos níveis de acabamento, além de recursos como segurança, conforto e também tecnologia.
 


 

Características do primeiro modelo
 
A primeira versão do Santana VW era dotado com linhas funcionais. Além disso, possui proporções apropriadas para um sedã executivo.
 
Abaixo veja as principais características do primeiro modelo:
 
Faróis simples com piscas separados;
 
Grade frisada clássica da Volkswagen;
 
Lanternas traseiras horizontais, conforme estilo da época. Além de ser bem distribuídas;
 

Para-choques de formato simples e de plástico. Onde deixava a parte inferior da carroceria exposta;
 
A versão de duas portas pesava cerca de 1.070; Comprimento de 4.537 metros; 1.695 metros de largura; Altura entre eixos de 2.550 metros.


 

Já no interior dessa versão do Santana Volkswagen possuía os seguintes itens:
 
Sistema de áudio;
 
Difusores de ar;
 
Instrumentação concentrada no motorista;
 
Cluster com conta-giro;
 
Relógio analógico na versão CS;
 
Velocímetro grande, que apresentava, em tamanho menor, o nível de combustível e de água;
 
Controles de ar-condicionado e aquecimento ficavam embaixo do rádio toca fitas Bosch;
 
Volante quatro raio com quatro pontos quadrados de buzina. Além da sigla CD na versão mais completa;
Painel com frisos cromados com um acabamento em dois tons. Possuindo difusores de ar horizontais e também verticais;
 
Relógio digital no cluster, cinzeiro e acendedor de cigarros;
 
Vidros elétricos acionados no console central do sedã;
 
Luzes-espia duráveis e em LED;
 
Banco com um excelente acabamento e com cinto de três pontos, exceto para o quinto passageiro;
 
Apoio de braço central no banco traseiro;
 
Faróis de neblina na versão CD;
 
Antena elétrica.

 
Características marcantes do motor
 
Todas as versões do Santana VW possuíam o mesmo tipo de motor, o 1.8 litro com carburador de corpo duplo. Tendo assim, uma potência de 85 cv e um torque de 14,6 m.kgf, na versão gasolina, já nos modelos a álcool, tinha 92cv e 14,9 m.kgf.
 
Esse mesmo motor já estava na linha Volks com o Gol GT. Contudo, para o Santana, foi necessário deixar “amansado” para que se obtivesse uma potência, assim como, um torque para regimes mais baixos.

 

O diferencial do Santana VW para o Gol GT era a caixa de transmissão manual e com cinco marchas. Tendo última, mais longa, a sobremarcha. Assim, reduzindo o consumo e ruído para uso em rodovias.
 
As versões CS e CG da caixa de série tinham quatro marchas e compartilhavam as relações entre a primeira e a quarta marcha, com a recém-lançada, caixa com 5 marchas.
 
Desempenho do Santana Volkswagen
 
Com um desempenho adequado para o modelo, o Santana Volkswagen tinha uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 11,9 segundos. Além de alcançar uma velocidade máxima de 171 km/h, nos motores a álcool.
 
A primeira versão do motor tinha um problema, o nível de aspereza em alta rotação. Sendo causado devido a bielas mais curtas, de 136 mm em vez de ter 144mm, igual ao projeto original alemão. Assim, resultando uma relação R/L negativa para esse modelo.
 
A suspensão traseira trouxe novidades, as buchas “inteligentes” e silenciosas. Ou seja, garantindo uma deformação mais calculada, de uma maneira que evita a divergência na roda externa durante as curvas. Assim como, garantindo uma maior estabilidade.
 
Gerações do Santana
 
O Santana VW teve três gerações aqui no Brasil.
 
Conheça quais foram e suas versões:
 
Primeira geração

A primeira geração ocorreu entre 1984 e 1990. Sendo então uma versão de entrada no mercado. Possuindo assim, as seguintes séries fabricadas no Brasil:
 
CS;

CG;

CD;

C;

CL;

GL;

GLS;

Evidence;

EX;

Sport.
 


 

Segunda geração
 
Já a segunda geração teve versões entre 1991 a 1997. Veja quais foram os principais:
 
CL;

GL;

GLS;

Sport 2000i;

CLi;

GLi;

GLSi;

Série única;

Mi;

Evidence;

Exclusiv;

Family.

Terceira geração
 
Para finalizar as gerações de ouro do Santana VW, a Volks criou a terceira geração. Tendo assim versões entre os anos de 1999 a 2005. Abaixo a lista com os modelos dessa geração:
 
1.8;

2000MI;

Evidence;

Exclusiv;

2.0;

1.8 Comfortline;

2.0 Sportline;

2.0 Comfortline.


 

Para a VW e os fãs, o Santana foi um dos modelos de sucesso da marca. Suas qualidades como auto são reconhecidas até hoje pelos amantes do mundo automotivo.



 


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