O Santana VW foi considerado um marco para a marca alemã aqui no Brasil. Visto que, foi o primeiro carro de luxo da Volkswagen disponível no mercado brasileiro. Além disso, por vários anos foi o “queridinho” dos taxistas.
Com sua produção entre 1984 e 2006, o Santana é um sedã de categoria média. Onde durante os anos de 1980, era o top de linha da VW, pois cumpriu a missão de ser o carro mais confortável da marca. Conheça a história desse modelo e suas principais versões.
História da Santana VW
O Santana VW, foi considerado por vários anos como o carro de luxo da Volkswagen. Sendo que a escolha do nome alemão significa “carro para o povo”. Certamente, por ser um sedã mais acessível, do que os demais da época.
Com a sua chegada no mercado brasileiro em 1984 o Santana Volkswagen surpreendeu a muitos. Contudo, pode-se dizer que esse modelo começou a nascer em 1962, quando a Volkswagen adquire a Audi.
O Santana teve a sua apresentação no Brasil durante eventos no Salão do Carro a Álcool, em novembro de 1983. Dessa forma, tendo a sua chegada oficial ao mercado brasileiro em julho de 1984. Assim, inaugurando a categoria sedã da Volkswagen no país.
O carro de luxo para todos
A primeira versão do VW Santana tinha carrocerias de duas e também quatro portas. Sendo que a primeira foi desenvolvida aqui no Brasil. Além de atender, até meados dos anos 90, a preferência nacional. Assim como, apresentava três níveis de acabamento que são:
Básico com a versão CS - Comfort Silver;
Intermediária: CG - Comfort Gold;
Top de Linha: CD - Comfort Diamond. Esse nível poderia receber direção hidráulica, ar-condicionado, câmbio automático com três marchas e o toca-fitas Bosch.
O Santana VW foi o único modelo da montadora Volks que recebeu as nomenclaturas acima. Modelos esses que foram criados para “bater de frente” com o concorrente da época, o Monza Chevrolet.
A primeira versão sofreu uma atualização no ano de 1985, onde é introduzida ao mercado automotivo a perua Santana Quantum. Possuindo, os mesmos níveis de acabamento, além de recursos como segurança, conforto e também tecnologia.
Características do primeiro modelo
A primeira versão do Santana VW era dotado com linhas funcionais. Além disso, possui proporções apropriadas para um sedã executivo.
Abaixo veja as principais características do primeiro modelo:
Faróis simples com piscas separados;
Grade frisada clássica da Volkswagen;
Lanternas traseiras horizontais, conforme estilo da época. Além de ser bem distribuídas;
Para-choques de formato simples e de plástico. Onde deixava a parte inferior da carroceria exposta;
A versão de duas portas pesava cerca de 1.070; Comprimento de 4.537 metros; 1.695 metros de largura; Altura entre eixos de 2.550 metros.
Já no interior dessa versão do Santana Volkswagen possuía os seguintes itens:
Sistema de áudio;
Difusores de ar;
Instrumentação concentrada no motorista;
Cluster com conta-giro;
Relógio analógico na versão CS;
Velocímetro grande, que apresentava, em tamanho menor, o nível de combustível e de água;
Controles de ar-condicionado e aquecimento ficavam embaixo do rádio toca fitas Bosch;
Volante quatro raio com quatro pontos quadrados de buzina. Além da sigla CD na versão mais completa;
Painel com frisos cromados com um acabamento em dois tons. Possuindo difusores de ar horizontais e também verticais;
Relógio digital no cluster, cinzeiro e acendedor de cigarros;
Vidros elétricos acionados no console central do sedã;
Luzes-espia duráveis e em LED;
Banco com um excelente acabamento e com cinto de três pontos, exceto para o quinto passageiro;
Apoio de braço central no banco traseiro;
Faróis de neblina na versão CD;
Antena elétrica.
Características marcantes do motor
Todas as versões do Santana VW possuíam o mesmo tipo de motor, o 1.8 litro com carburador de corpo duplo. Tendo assim, uma potência de 85 cv e um torque de 14,6 m.kgf, na versão gasolina, já nos modelos a álcool, tinha 92cv e 14,9 m.kgf.
Esse mesmo motor já estava na linha Volks com o Gol GT. Contudo, para o Santana, foi necessário deixar “amansado” para que se obtivesse uma potência, assim como, um torque para regimes mais baixos.
O diferencial do Santana VW para o Gol GT era a caixa de transmissão manual e com cinco marchas. Tendo última, mais longa, a sobremarcha. Assim, reduzindo o consumo e ruído para uso em rodovias.
As versões CS e CG da caixa de série tinham quatro marchas e compartilhavam as relações entre a primeira e a quarta marcha, com a recém-lançada, caixa com 5 marchas.
Desempenho do Santana Volkswagen
Com um desempenho adequado para o modelo, o Santana Volkswagen tinha uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 11,9 segundos. Além de alcançar uma velocidade máxima de 171 km/h, nos motores a álcool.
A primeira versão do motor tinha um problema, o nível de aspereza em alta rotação. Sendo causado devido a bielas mais curtas, de 136 mm em vez de ter 144mm, igual ao projeto original alemão. Assim, resultando uma relação R/L negativa para esse modelo.
A suspensão traseira trouxe novidades, as buchas “inteligentes” e silenciosas. Ou seja, garantindo uma deformação mais calculada, de uma maneira que evita a divergência na roda externa durante as curvas. Assim como, garantindo uma maior estabilidade.
Gerações do Santana
O Santana VW teve três gerações aqui no Brasil.
Conheça quais foram e suas versões:
Primeira geração
A primeira geração ocorreu entre 1984 e 1990. Sendo então uma versão de entrada no mercado. Possuindo assim, as seguintes séries fabricadas no Brasil:
CS;
CG;
CD;
C;
CL;
GL;
GLS;
Evidence;
EX;
Sport.
Segunda geração
Já a segunda geração teve versões entre 1991 a 1997. Veja quais foram os principais:
CL;
GL;
GLS;
Sport 2000i;
CLi;
GLi;
GLSi;
Série única;
Mi;
Evidence;
Exclusiv;
Family.
Terceira geração
Para finalizar as gerações de ouro do Santana VW, a Volks criou a terceira geração. Tendo assim versões entre os anos de 1999 a 2005. Abaixo a lista com os modelos dessa geração:
1.8;
2000MI;
Evidence;
Exclusiv;
2.0;
1.8 Comfortline;
2.0 Sportline;
2.0 Comfortline.
Para a VW e os fãs, o Santana foi um dos modelos de sucesso da marca. Suas qualidades como auto são reconhecidas até hoje pelos amantes do mundo automotivo.