19/06/2022 às 06h30min - Atualizada em 19/06/2022 às 06h30min

Conheça o Benz-Patent Motorwagen, o primeiro carro do mundo!

Vanessa Dall Alba

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Foto/Reprodução: Carros.IG.
Muitos acreditam que o primeiro carro fabricado foi o famoso Ford T. Contudo, o modelo T na verdade foi o primeiro veículo a ser comercializado, sendo que antes dele já havia sido fabricado outro automóvel, que de fato é o primeiro carro do mundo.
 

Benz-Patent Motorwagen
 

O Benz-Patent Motorwagen é considerado por muitos especialistas como o primeiro carro fabricado no mundo todo. Sendo patenteado em 29 de janeiro de 1886, por Karl Benz.


Com um motor monocilíndrico de 954 cilindradas e de quatro tempos, o Benz-Patent desenvolvia cerca de 0.75 cavalos a 400 rpm. Além disso, atingia uma velocidade máxima de 16 km/h, para aquela época uma grande inovação. 
 
Sua aparência era de um monociclo, já que o mesmo tinha apenas três rodas. O Benz-Patent foi o primeiro carro fabricado pela Mercedes Benz, além de ganhar duas séries especiais produzidas pela montadora, sendo uma em 1980 e outra em 2002.
 
 
Os modelos 1886 e 2002 do Benz-Patent foram vendidos por R$311,4 mil. Valores esses que foram desembolsados por colecionadores que, até hoje, ainda têm essas relíquias automotivas intactas.
 

1870, onde tudo começou!
 

Com uma aparência rústica e um motor que era movido a combustão interna, era assim que começava o primeiro projeto em 1870. Sendo que essa primeira fabricação era de Siegfried Marcus.
 
Já no ano de 1884, surgia o segundo carro, fabricado pelo francês Edouard Delamare-Deboutteville. Contado quatro rodas, equipado com um motor bicilíndrico alimentado por gás de petróleo e uma transmissão por correntes para as rodas traseiras.


Tanto o modelo de 1870 quanto o de 1884 não foram considerados pela história automotiva, por diversos motivos. Sendo que o modelo francês não teria sido produzido em série, sendo assim desconsiderado.
 
O projeto criado em 1870 pelo astríaco Siegfried Marcus, também não foi considerado por conta do regime nazista daquele período. Assim, por determinação do governo alemão, todas em enciclopédias tiveram que substituir o nome  de Siegfried, que era judeu, pelo nomes dos engenheiros Karl Bens e Gottlieb Daimler, que eram alemães.

 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »