26/06/2022 às 14h40min - Atualizada em 26/06/2022 às 14h40min

Por que carros antigos são mais legais?

Carros antigos nos fazem voltar ao tempo e resgatam memórias únicas, seja uma saudade, um amor e até mesmo lembranças inesquecíveis

Vanessa Dall Alba

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Foto/Reprodução: Arte de Casa

Todos os anos as montadoras apresentam modelos de veículos novos, como diversas inovações e também tecnologias. Contudo, os carros atuais não têm o mesmo apego sentimental que os antigos, onde muitas pessoas têm ou querem ter coleção dessas relíquias em sua garagem.
 

Mas porque carros antigos são tão legais assim a ponto de serem colecionados? São várias as razões, abaixo conheça 3 motivos que tornam as relíquias automotivas os melhores carros para se ter.

 1 - Carros antigos são esportivos de verdade

 


 

Diferente dos modelos antigos, os carros atuais só tem o visual esportivo. Entretanto, o seu conjunto mecânico é igual ao das versões comuns. Os automóveis antigos, como por exemplo o Opala SS da Chevrolet ou o Escort XR3 da Ford eram esportivos de verdade,  seja pelo seu visual como também o motor e outros componentes mecânicos.

2 - Problemas mecânicos mais fácies de serem resolvidos

 


Com um sistema eletrônico mais tecnológico nos automóveis atuais, é muito mais rápido encontrar um problema mecânico. Contudo, é complicado fazer um reparo, principalmente se ocorrer alguma falha na estrada. Já os carros antigos, usando apenas um arame, muitos problemas já são resolvidos.
 
Qualquer dono de carro mais velho, como por exemplo um Del Rey, já aprendeu mecânica de forma autodidata. Ou mesmo, em pleno sábado à tarde desmontou um carburador para fazer a limpeza ou fez alguma “‘gambiarra” para melhorar o sistema de freios.

3 - Acabamentos de melhor qualidade e cores mais chamativas

 


Os carros fabricados até 2000, tinham uma lataria mais resistente, teto de vinil, detalhes como grades e calotas pintadas de metal cromado. Sem contar com pintura de cores mais chamativas como o Verde Tropical da linha Volkswagen, o Amarelo da Brasília 1979.
 
Não podemos deixar de citar os revestimentos imitando madeira encontrados na primeira geração da Ford Belina. Ou também, acessórios como kits internos que transformavam um porta-malas simples em uma cozinha para camping.

 


 

Carros antigos trazer sentimentos, lembranças de uma época sem igual

 

 

Muitas pessoas acreditam que colecionar carros antigos é guardar algo que futuramente terá um alto lucro. Contudo, quando uma relíquia automotiva é colecionada, o que realmente se guarda são as memórias boas, desejos, lembranças e saudades. Os automóveis não são apenas um objeto, mas sim algo que liga a um sentimento bom de um passado inesquecível.
 
Podemos citar como exemplo o Uno que o saudoso Ayrton Senna deixou para a apresentadora Adriane Galisteu. Até hoje esse Uno pertence a Adriane, quando perguntada sobre o motivo de ainda ter esse veículo, a apresentadora diz que é com esse carro que ela guarda muitas memórias com Ayrton.

 

Assim como Adriane, muitos também guardam um ou mais veículos não pelo status ou preço, mas sim pelo sentimento que aquele automóvel lhe traz. Há vários casos de colecionadores de Belinas, Kombis, Jeeps ou Corcéis que guardam esses itens com todo carinho. Um carro mais velho traz consigo uma longa história, que deve ser preservada.



 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »