17/04/2022 às 10h33min - Atualizada em 17/04/2022 às 10h33min

Conheça o Ford Landau, o carro de luxo preferido dos presidentes nos anos 70

Vanessa Dall Alba

Vanessa Dall Alba

Bacharel em Direito, Graduanda em Jornalismo e apaixonada pelo mundo automotivo e por carros antigos.

Vanessa Dall Alba
Com um motor V8, esse sedã fez sucesso nos anos dourados de 70 e 80, sendo considerado o carro de luxo “queridinho” pelos presidentes.

O Ford Landau, versão de luxo do Ford Galaxie, é um ícone de uma era, onde durante os anos de 1970 a 1980 fez sucesso por onde passava. Esse modelo foi uma tentativa da montadora de apresentar aos seus clientes um veículo superior em relação aos demais no mercado automotivo. Tentativa essa que deu muito certo.

Medindo 5,30 metros de comprimento e 2 metros de largura, o Landau era um dos maiores carros da época, até mesmo para o padrão dos americanos. Além disso, transportava, de modo confortável, até seis passageiros. Conheça outras características desse modelo:
 

  • Motor V8 de 5.0 litros;

  • Com uma potência de força inicialmente de 199 CV podendo chegar até os 215 CV;

  • Direção hidráulica;

  • Versões a gasolina ou a álcool;

  • Tuchos hidráulicos;

  • Velocidade máxima atingida de até 180 km/h;

  • Consumo de combustível em torno de 4 quilômetros por litro.



 

Com a sua chegada no final dos anos 60, ganhou posições no mercado automotivo ficando entre o Chevrolet Opala e também o Dodge. Assim, travando uma concorrência entre os gigantes do luxo. Concorrência essa que durou até os anos 80.


Ford Landau no Brasil, o sedã presidencial de luxo

 

 

No Brasil, o Ford Landau foi um dos carros presidenciais principais entre os anos de 1982 até 1991. A explicação para tanto tempo ocupando a vaga central do governo deve-se ao fato de que nenhum veículo nacional tinha todas as vantagens que esse modelo possuía, como conforto e espaço em seu interior, além de ser silencioso na estrada.
 
Não só de luxo e beleza o automóvel é conhecido. No final da década de 1980, esse carro presidencial foi motivo de preocupação durante o descolamento do então presidente José Sarney. Além de deixar “a pé” o mesmo presidente durante uma viagem.



 

Com o intuito de dar um luxo para esse modelo, a Ford criou aqui no Brasil a versão 500 para o Landau. Integrando assim mais um carro confortável, requintado e com um ótimo desempenho nas pistas. 


O último Landau fabricado

 


 

Após uma era de sucesso desse automóvel, em fevereiro de 1983 a Ford decidiu parar a linha de montagem do Landau. Produzindo então cerca de 125 veículos no modelo 82/83.
 
Para substituir essa versão, a montadora lança o Ford Del Rey, com os mesmos quesitos de conforto e luxo que o antecessor tinha. O modelo Del Rey trouxe uma realidade mais próxima vivida no cenário atual do mercado automotivo. Contudo, a paixão e o estilo do Landau, segundo os amantes desse modelo, continuam sendo os preferidos e deixam saudades até hoje.


 
 
 

 

Leia Também »
Comentários »