15/12/2023 às 17h06min - Atualizada em 15/12/2023 às 17h06min

​CEREJEIRAS: Usina de etanol de milho planeja iniciar operações no município em 2026

Companhia obteve autorização do IPHAN para acompanhamento arqueológico das obras

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Após quase quatro anos de tramitação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou o acompanhamento arqueológico necessário para a implantação de uma usina de etanol em Cerejeiras (RO). A decisão foi formalizada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 12.

A solicitação foi realizada pela empresa UER Usina de Etanol de Rondônia. Em janeiro de 2020, quando anunciou o empreendimento, a companhia formada por um grupo de investidores divulgou a perspectiva de aportar quase R$ 500 milhões. O objetivo era atingir uma capacidade de processamento de 525 mil toneladas de milho por ano, com fabricação de etanol, farelo e óleo.


Conforme parecer técnico do Iphan, datado de 4 de dezembro deste ano, a documentação enviada comprova a idoneidade financeira do projeto. Além disso, o documento afirma que as arqueólogas Crisvanete de Castro Aquino e Simone Cândido Tenório cumpriram os requisitos do instituto.

De acordo com o cronograma protocolado pela empresa, a elaboração do projeto começou em dezembro de 2019. O início das obras, por sua vez, estava marcado para outubro de 2023. Já as operações estão previstas para iniciarem em 30 de agosto de 2026.

A usina, contudo, não consta no acompanhamento de obras disponibilizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

Quer receber diariamente no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo do Portal Gazeta Rondônia acesse e participe do nosso Grupo de Whatsapp silencioso, sem debates ​ou comentários.
 
Fonte: Renata Bossle – Nova Cana – Imagem ilustrativa.
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »