01/05/2022 às 08h54min - Atualizada em 01/05/2022 às 08h54min

RELÍQUIAS AUTOMOTIVAS: Chevrolet Opala, o “queridinho” da GM

Vanessa Dall Alba

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A General Motors (GM) queria trazer para o mercado brasileiro um carro que fosse diferente dos demais daquela época. Surge então o Opala, o primeiro automóvel Chevrolet fabricado no Brasil.

Antes desse modelo a GM apenas produzia utilitários, caminhões e picapes. Foi por meio do governo Juscelino Kubitschek e com o apoio do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) que a General Motors começou a desenvolver veículos em larga escala.

Primeira aparição do Opala no Brasil

Com um estande exclusivo e um palco giratório, o “queridinho” da GM teve a sua primeira apresentação ao público brasileiro no VI Salão do Automóvel de São Paulo em 1968.


 

O estande do lançamento da GM era sem dúvidas o mais comentado e também visitado naquele evento. Contando com a presença de diversas misses e também com o piloto inglês Stirling Moss, o Opala estava sendo bem divulgado.
 
O Chevrolet Opala também contou com um comercial na televisão, com a participação de nomes bastante conhecidos na época, como o cantor Jair Rodrigues e a atriz Tônia Carrero.  Em um outro comercial com o tema “Seu Carro vem aí”, aparecia o então jogador da seleção brasileira Rivelino, onde o mesmo dirigia um Opala, veja no vídeo a seguir:
 
Propaganda do Opala com Rivelino - 1969
 

Chevrolet Opala: A história deste ícone 



 

A história do Opala teve seu início ainda nos anos de 1966, quando a GM no Brasil procurando atender seu público nacional, fez diversos estudos dos hábitos dos brasileiros e também da geografia do país para criar um carro único e exclusivo. Foi por meio dessa série de pesquisas que surgiu o mais novo veículo da Chevrolet com base no modelo alemão Rekord da Opel, chamado então de Opala, em homenagem a sua inspiração.
 
O primeiro modelo 1969 foi apresentado no ano de 1968. Desde seu início chamando a atenção do mercado automotivo brasileiro. Outros modelos vieram nos anos seguintes, sempre com base atender as necessidades de seus clientes.


 

Sua última versão foi fabricada em 1992, com um total de 1 milhão de unidades produzidas. Tornando um legado que até hoje continua, graças às características únicas desse modelo, como:
 

  • Conforto;

  • Potência sem igual;

  • Versatilidade.

Versões de sucesso

Um dos principais motivos que fizeram que o Opala tivesse no topo de vendas durante seus 23 anos de fabricação foram as diversas versões fabricadas desse modelo. Tendo como início as versões Standard, já em 1971 se chamaria de versão Especial e a Luxo, que tinha um acabamento interno melhor e também um motor 3800, que para os anos 70 era o modelo “top de linha” .
 
A versão Gran Luxo, de 1971 foi outra versão de grande demanda, sendo comercializada no estilo Sedã e Coupé. Essas duas versões contavam com motores 2,5 litros de 4 cilindros e também ,8 litros de 6 cilindros.


 

Em 1973, o Opala surge com uma grande atualização, com foco maior agora na esportividade. A versão SS foi criada para bater de frente com os concorrentes Maverick GT e também o Dodge Charger R/T.


 

Com essa nova versão, a GM aposta em um acabamento mais completo, oferecendo um estilo mais esportivo. Além de um motor repaginado de 4,1 litros e com um câmbio no assoalho com 4 marchas. Contudo, devido a crise do petróleo, esse icônico veículo deixou de ser produzido em 1980.

Anos dourados do Chevrolet Opala



 

A era de ouro do Opala começa com a chegada da Caravan em 1975, um versão mais familiar com a mesma mecânica do SS. Essa versão chegou a ser eleita a melhor carro do Brasil naquela época.
 
No mesmo ano é lançado o Comodoro, uma alternativa para fazer a substituição do Grand Luxo, que deixaria de ser fabricado em 1980, quando a linha Opala passaria por uma maior atualização.


 

Com o lançamento do Diplomata, o Opala passa por diversas remodelações, que o tornam uma versão de maior luxo e com um melhor e mais potente motor das versões anteriores. Sendo também o último modelo fabricado deste veículo.

Por que o Opala ainda é tão querido até hoje?



 

São vários os fatores que tornaram o Opala o carro mais desejado até hoje. Com uma mecânica poderosa e também bastante confiável. Além de motores com uma extrema potência, além de diversas tecnologias que tornaram esse automóvel confortável e também o câmbio automático sofisticado que até hoje não se encontra igual.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »