17/07/2022 às 09h32min - Atualizada em 17/07/2022 às 09h32min

Kombi: A história da vovozinha automotiva (1953 - 2013)

Nenhum outro veículo tem tanta trajetória para contar como essa vovó dos carros. E nós do Relíquias Automotivas temos a honra de contar um pouco sobre a história dela

Vanessa Dall Alba

Foto/Reprodução: Revista Blog de Escalada.

A Kombi teve seu primeiro projeto criado logo após a Segunda Guerra Mundial, na cidade alemã de Wolfsburg. Naquele momento a fábrica ainda não tinha condições de produzir um veículo desse porte pois ainda estava passando por reestruturação devido aos danos causados pelos bombardeios.
 
Foi o holandês Ben Pon, juntamente com o Major Ivan Hirst e o engenheiro alemão Alfred Haessner que o primeiro mini-furgão do mundo foi tomando forma. Então chamado de Kombinationsfahrzeug, ou em português “veículo combinado ou de multiuso”. O que poucos sabem é que o nome Kombi é um apelido carinhoso que surgiu aqui no Brasil.
 


 

Após diversos esboços, em 1949 esse utilitário começa a ser produzido na Alemanha. Foi a Kombi um dos primeiros carros a ter uma carroceria do tipo monobloco. Além de contar com uma reforçada suspensão e um motor 1.1 com uma potência de 25 cv refrigerado a ar.

 


 

Chegada ao mercado automotivo
 
A Volkswagen vendo a necessidade de modificar algumas características desse veículo, só foi lançá-lo quase um ano depois, em 08 de março de 1950. A Kombi tinha dois modelos, o Kastenwagen, um furgão com bancos removíveis e três janelas laterais, e o Microbus, também com três janelas, mas com bancos fixos. Já o modelo Pick-Up só surgiu em 1952 e tinha uma boa área de carga e compartilhamento para volumes.

 


 

Kombi brasileira
 
No Brasil a Kombi só chegou em meados de 02 de setembro de 1953 e inicialmente foi montada pela empresa Brasmotor, atual Brastemp. Essa primeira versão era importada no formato CKD (produto desmontado) e assim, era montado aqui em outro galpão localizado no bairro do Ipiranga.
 
O presidente brasileiro da época e o Grupo Executivo da Indústria Automobilística juntamente com a VW criaram o plano de nacionalizar esse veículo. Assim, dando início em 1956 a fábrica da Kombi de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo.

 
Diversas versões de sucesso
 

Com o sucesso do seu primeiro modelo, a VW decidiu no início dos anos 60 criar uma versão de 6 portas com as configurações luxo e standard. A partir do segundo semestre do mesmo ano, a versão passa a ter uma transmissão com todas as marchas sincronizadas, bem como, incorporando assim o marcador de combustível no painel e o fim das bananinhas de sinalização.

 
Versão dos anos 60, reestilizada para atender o público daquela época. 


 

A versão 63 contou com mudanças marcantes como a adição de mais 2 janelas em cada lado e o vidro maior na parte traseira.
 

No ano de 1967 a Kombi passa a ganhar um motor 1500 cm3 com 44 cv de potência. Além disso, passou a ter um sistema elétrico melhor de 12 volts, bem como, uma barra estabilizadora na suspensão dianteira, garantindo assim um melhor controle. Já as rodas que antes eram de 15 polegadas, passaram para 14.
 
Ainda em 1967, a versão Pick-Up chega ao Brasil com uma cabine simples, e a Kombi Lotação um modelo estranho que contava com seis portas. Atualmente, ainda existe uma versão Lotação nas ruas, que presta serviços para um hotel na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo.

 


 

Modelos que fizeram sucesso no Brasil
 
De 1970 até o final de sua produção, a Kombi passou por diversas modificações. Além disso, diversos modelos foram lançados para atender ao público cada vez mais exigente. Abaixo, confira imagens com os modelos que mais fizeram sucesso no país.
 

Carat, era a chamada versão de luxo do veículo, com 7 lugares e um interior forrado. Esse modelo só durou apenas 2 anos no mercado brasileiro. 

 

A série Prata da Kombi foi lançada para finalizar a produção deste veículo com o motor a ar aqui no Brasil. Desse modo, a VW lançou esse modelo com apenas 200 unidades para venda, e todas na cor prata. 



 

Em 2007 a VW comemorou 50 anos de Kombi no Brasil, e para isso lançou 50 unidades da versão Kombi 50 anos. Com uma pintura única de branco com vermelho no estilo saia e blusa. Esse modelo é uma das versões mais raras já lançadas pela montadora.



Última versão fabricada no Brasil
 
Com 56 anos de sucesso, a Kombi finaliza a sua linha de produção em 2013, já que no Brasil começa a valer a lei de obrigatoriedade dos freios ABS e o air bag duplo e a mesma não conseguiu se adaptar a essa nova regra.
 

E para marcar esse momento, a VW lança a Kombi Last Edition, que iniciou com 600 unidades, mas teve que aumentar a sua produção para 1200 devido à alta procura da mesma. Com uma pintura saia e blusa nas cores azul e branca, essa versão trazia itens exclusivos como cortinas nas janelas e pneus com faixa branca.
 
Para apresentar o fim da produção, a VW lançou a campanha “Últimos desejos da Kombi” que acabou recebendo 7 prêmios no Festival de Cannes de 2014 por conta da publicidade. Assim, saindo do mercado automotivo desejando saudades. 

 
 


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