17/12/2022 às 15h11min - Atualizada em 17/12/2022 às 15h11min

‘Projeto Além Muros’ é realizado na cadeia pública de Cerejeiras

Gazeta Rondônia

Nos meses de novembro e dezembro de 2022, foi realizado com os presos da Cadeia Pública de Cerejeiras, a segunda edição do Projeto Além Muros, organizado pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal de Cerejeiras -CCEPC em parceria com a Companhia de Teatro de Cerejeiras - COMTECER.

Ao todo, trinta e nove presos do regime fechado participaram do projeto que teve três eixos, esportivo (torneio de futsal) expressão corporal (teatro) e habilidade manuais (artesanato, desenho e pintura).




O torneio de futsal ocorreu na modalidade de pontos corridos em que todos os times jogaram entre si, sendo o campeão aquele que obteve o maior número de pontos, seguidos de saldo de gols e número de vitórias, gols a favor e contras, respectivamente.

Já a avaliações dos artesanatos, desenhos e pinturas foram feitos por pessoas convidadas, tais como, empresários, advogados, autoridades, profissionais da impressa entre outros, que compareceram a Unidade Prisional no dia 7 de dezembro de 2022, visitaram as exposições e preencheram uma ficha em que foram analisados os acabamentos das peças, criatividade e grau de dificuldade, e a média dessas pontuações definiram os resultados.

Já as peças de teatros, foram gravadas na própria Unidade Prisional e encaminhados para a Companhia de Teatro de Cerejeiras - COMTECER que analisaram, concepção cênica, roteiro, interpretação, composição do personagem e voz, e a média dessas pontuações definiram os resultados.

O encerramento ocorreu no dia 09 de dezembro, com a participação dos conselheiros do Conselho da Comunidade e os membros da Companhia de Teatro, os primeiros colocados de cada modalidade foram contemplados com um curso profissionalizante de sua escolha, cursos esses oferecidos pela Centro de Educação Profissional da escola CENED, que tem o programa de qualificação profissional aos internos do sistema prisional brasileiro, devidamente cadastrada no MEC / SISTEC, devidamente cadastrada na  Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia – SEJUS/RO.
 
Além do conhecimento adquirido com os cursos, cada reeducando ainda receberá em média 15 dias de remissão com a conclusão do curso. Já os segundos colocados receberam um rolo de barbante cada que serve para a confecção de artesanato e remissão de pena e os terceiros colocados foram contemplados com um kit de higiene pessoal.



Todos os reeducandos que aparecem nesta reportagem, assinaram Termo de Autorização de veiculação de imagens sem fins comerciais.

Veja abaixo a galeria de fotos.

Texto e fotos: Conselho da Comunidade Cerejeiras.
 
 
 
 
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »